sábado, 3 de abril de 2010

Direitos dos Vegetais e Minerais

Já existem vários movimentos que defendem os seres humanos e os animais, então estamos lançando uma campanha em defesa dos Direitos dos Vegetais e Minerais.

De acordo com o Budismo, tudo tem vida. Não há diferença entre um pé de alface e um ser humano. As pedras também são vivas e daqui a alguns milhões reencarnarão como seres humanos. São apenas espécies diferentes, nada mais. Quando se fala em ecossistema é preciso se pensar no todo das espécies, deste modo, budisticamente incluímos aí os animais, os vegetais, os minerais, os seres invisíveis e, naturalmente os seres humanos.

Foi o antropocentrismo que inventou a superioridade humana em detrimento das demais espécies, por isso estamos vendo os descalabros no Meio Ambiente. O antropocentrismo criou a exploração do homem pelo homem, o machismo que não reconhece a importância da mulher, as guerras, as bombas atômicas etc.

Até prova em contrário não se tem notícias de que uma bananeira tenha entrado em guerra com uma jaqueira. Jamais ouvi falar que um pé de couve agrediu uma salsa, um agrião ou cheiro verde.

Portanto, não desmerecendo os demais pensadores, o filósofo Buddha está certo.

Pode-se afirmar que isto não tem lógica, ora criemos então novas lógicas, pois a lógica atual do antropocentrismo inventou a poluição, engarrafamentos, buraco na camada de ozônio e outras coisas nefandas.

Com relação a nos alimentarmos de outras espécies isto é explicado pelo Darwinismo Social, ou seja, a espécie mais forte engole a mais fraca para a sua automanutenção, autopreservação.

Assim como a nação mais forte escraviza a nação mais fraca. A classe econômica mais forte explora a classe econômica inferior. É doloroso, é lamentável mas é a lei da vida. E se alguém pensar que este é um raciocínio de direita estará completamente equivocado.

O antropocentrismo se esquece que existem espécies mais fortes do que os seres humanos. Seremos triturados pelos micróbios, os vermes, as bactérias quer sejamos sepultados ou cremados. As cinzas também serão alimentos para alguma espécie.

O texto acima pode parecer uma peça de humor, mas se o prezado leitor quiser a opinião abalizada de um médico é só ler A Medicina Do Coração E Da Mente, de Enio Burgos, editora Bodigaya, 256 páginas de seriedade. Além de médico o autor também é físico.

Não se pode comparar os progressos da civilização humana que estão nos levando a um colapso apocalíptico com, por exemplo, a civilização das florestas, muito mais belas. Talvez por isso, o feio antropocentrismo esteja destruindo-as em todo o planeta.


www.bodigaya.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário