quarta-feira, 27 de julho de 2011

O Buda Oyashikiri

O grande pensador japonês Daisetz Teitaro Suzuki, em seu livro Mística Cristã e Budista, página 162, (editora Itatiaia, 1976) afirma que Oyá “é tanto maternidade quanto paternidade, não no sentido biológico, mas como símbolo de benevolência”, por isso Oyá Samá é Buda.

No Dicionário Budista, página 310, (editorial Kier, Buenos Aires, 1989) lemos que Shiki é o nome de um antigo Buddha, em japonês, bem antes de Sidarta Gautama.

Ainda no livro Mikkyo – Budismo Esotérico Japonês, página 656, ficamos sabendo que Shi em japonês é a famosa meditação plena atenção, Dhyana e Ki, página 650, é a energia vital, o prana. Então este famoso Buddha da Antiguidade, grandioso Shiki tinha esse nome porque ele utilizava a energia vital durante as práticas de meditação, ou seja, com plena atenção o Bem Aventurado Shiki manuseava o poder do prana para ajudar as pessoas e desenvolver diversos poderes paranormais. Por fim, a última sílaba Ri quer dizer Princípio, origem, página 655. (livro citado publicado em 2007, na Espanha).

Portanto, Oyashikiri, significa “o Buddha Shiki, que desde o princípio, através do prana, a energia vital da vida, nos ajuda na meditação de plena atenção com os seus poderes paranormais”.

Oyashikiri é um poderoso mantra, uma palavra sagrada, uma prece de palavra única, uma oração constituída das 5 sílabas que estudamos acima. Repita, recite com fé, em tudo o que você fizer e veja uma energia de alegria tomar conta e te envolver desde o princípio de todas as origens.

O símbolo deste Buda Oyashikiri é um sol com 21 raios, a saber: as 4 nobres verdades (1 – a existência da dor holística, 2 – a origem desta dor ou sofrimento, 3 – o término desta dor e 4 – o caminho que leva ao fim desta dor), o caminho óctuplo (1 – palavra correta, 2 – ação correta, 3 – meio de vida correto, 4 – esforço correto, 5 – plena atenção correta, 6 -  concentração correta, 7 – pensamento correto, 8 – compreensão correta) , as 6 perfeições (1 – caridade, generosidade, 2 – plena atenção, 3 – tolerância, 4 – perseverança, 5 – meditação, 6 – sabedoria) e as 3 gemas (o Buddha, o Darma e a Sangha).

Comecei com Suzuki, vou terminar com ele. No livro O Buda de La Luz Infinita, página 11, ele afirma: “O budismo fala de 84 mil caminhos distintos para a iluminação suprema”. (editorial Paidós, Barcelona, 2001).

Com certeza, Oyashikiri é um desses !

Nenhum comentário:

Postar um comentário