sábado, 20 de abril de 2013

Princípio Cósmico



O Buda Cósmico

“Como já temos assinalado, cabe considerar que Buda aparece em três níveis: como Princípio Cósmico, como Príncípio Búdico dentro de cada mente, e como ser humano que no século VI antes da era comum (antes de Cristo) cumpriu a missão do Estado Búdico para a era atual”.

O texto acima, página 31, faz parte do ótimo livro “La Sabiduria del Budismo”, do consagrado escritor e pesquisador inglês Christmas Humphreys, que nos anos 1960 foi presidente da Sociedade Budista de Londres. Publicado por Editorial Kier, Buenos Aires, 1973.

Ao longo das 320 páginas o autor faz uma recolha de sagrados trechos dos Tripitakas sânscrito, páli, japonês, chinês e tibetano. Inclusive ele diz que em 1956, na Índia (página 243), submeteu à apreciação de Sua Santidade O Dalai Lama.

“O Corpo Cósmico de Buda é real; seus Corpos Humanos são fenomênicos (transitórios, duram uma vida humana) e modelados como o requer cada caso. (...) Mas além dos Três Mundos (passado, presente, futuro) vive em beatitude; unido à Ordem Cósmica”.

Dizem ainda as Sacras Escrituras que, sem forma, ele pode assumir qualquer forma.

Podemos também chamá-lo de Adhi-Buddha (em sânscrito) ou Buda Primordial.

Chamá-lo... Chama Búdica... Amá-lo.

Energia “Criadora” do Universo. Infinito, que sempre existiu e vai existir eternamente. O termo “Criador” é no sentido de uma dimensão transcendente, excede a nossa compreensão e palavras.

No Ocidente, chamam essa Energia ou Luz de Deus, Foco, Grande Arquiteto do Universo etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário