quarta-feira, 25 de junho de 2014

Prece Poética



Poesia Devocional Budista


Bem Amado Buda Amida
Cuja grandiosa imagem
Está na cidade de Kamakura
No país amigo Japão
Por favor, cura meu coração
Ou ...................................
(especificar o nome da pessoa,
a enfermidade etc)
Amitofo, Amithaba, Amida
Obrigado sempre, pela Vida !

terça-feira, 17 de junho de 2014

Amida é Vida



Ieve: visitando amigos

Ontem a tarde, foi dia de visitar os amigos da IEVE – Irmandade Espiritualista Verdade Eterna, que fica ali, na Praça da Bandeira, RJ.

O trabalho espiritual daqueles médiuns, que eles chamam chelas, resume-se em caridade, ajuda ao próximo, trabalho desinteressado, amor incondicional.

Tem um pouco mais de 30 anos e aproxima os Espíritos de Luz do Oriente e do Ocidente.

É uma Fraternidade. Vestem-se de branco, na hora dos trabalhos energéticos. Parabéns a todos os que, direta ou indiretamente, fazem a grandeza da instituição.

Para comemorar vamos destacar um versículo do ótimo livro “A Doutrina de Buda”, da Bukkyô Dendo Kyokai = Sociedade para a Divulgação do Budismo, sede em Tókyo:

“O Buda Amida não está longe de ninguém. Sua Terra de Pureza é descrita como estando no Quadrante Ocidental, encontra-se também nas mentes de todos aqueles que, verdadeiramente, desejarem lá nascer”.

Comentário:
Quando você tem um problema, recite 21 vezes, no mínimo: “Namo Amida Butsu = Eu me refugio no Buda Amithaba”. Em seguida peça ajuda, apoio às falanges da Grande Energia de Muita Luz Amida ou Amithaba, então você recebe a intuição para a resolução da dificuldade. É isto que se chama “morar” na Terra da Pureza.

E quanto mais lembrar de Amida/Amithaba... melhor.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Oração Zen-Budista



Oração Zen-Budista de Oferenda aos Espíritos Famintos = Cerimônia para ajudar a transformar os Obssessores em seres melhores.


"Se você deseja conhecer todos os Budas do passado, do presente e do futuro, deve recitar esta prece:

Adoração aos Buddhas das dez direções do universo*.
Adoração ao Darma que abençoa estas direções.
Adoração a Sangha, nossa reverência nas dez direções.
Adoração a Kwanzeon**, compassiva, misericordiosa.
Adoração a Ananda***, o grande expositor dos Ensinamentos.

Sejam adorados todos os Tathágatas, nossos protetores.
Om ! Provisão Infinita ! Hum !
Adorado seja o Tathágata Buddha Belamente Formado !
Adorados sejam todos os Buddhas.


Adoração ao Buddha Hoshin, o Tathágata Jóia Distinguida !
Adoração ao Buddha Tahô, o Tathágata Jóias Abundantes !
Adoração ao Buddha Myoshishin, o Tathágata Magro !
Adoração ao Buddha Tathágata Gordo !
Adoração ao Buddha Rífui, o Tathágata Livre do medo !
Adoração ao Buddha Kanroo, o Tathágata Néctar Rei !
Adoração ao Buddha Amida, o Tathágata Amithaba !

Adorado seja o Tathágata da Luz Infinita!
Distribuidor do Néctar (alimento espiritual, a doutrina)!
Abençoador do Néctar !
Produtor do Néctar !
Aquele que semeia o Néctar em todo o Universo!
Aquele que faz o Néctar estar presente em todo o Espaço !
Reverências !

“Mediante o poder sobrenatural deste Dharani (mantra), se purificam a comida e a bebida que oferecemos aos seres espirituais tão numerosos como as areias do rio Ganges.

“Oramos para que todos se satisfaçam plenamente e abandonem sua cobiça; para que todos saiam de suas moradias tenebrosas e nasçam nos bem-aventurados caminhos da existência e, para que Refugiando-se no Tríplice Tesouro, despertem a vontade da Iluminação Eterna e cheguem finalmente à sua realização.

“O mérito que assim alcancem é inesgotável e continuará até o final dos tempos, fazendo que todos os seres compartilhem por igual este alimento do Dharma.

“Ó vós, outras hostes de seres espirituais ! A todos lhes oferecemos este alimento, que rogamos abençoe as dez direções para que todos os seres de vossa classe participem dele.

“Pela prática desta ação meritória, rogamos retribuir o que devemos aos nossos pais, que fizeram tudo o que foi possível por amor a nós. Onde quer que nossos pais estejam, que continuem desfrutando de felicidade e vidas prósperas para sempre; e se por algum mau carma que eles cometeram, estão sofrendo em qualquer dimensão, que sejam liberados e renasçam na terra da bem-aventurança.

“Rogamos para que todos os seres sensíveis do tríplice mundo, que são merecedores do quádruplo merecimento (as 4 nobres verdades) junto com os seres que sofrem os três maus caminhos da existência e os atormentados com as oito classes de calamidades, se arrependam de todos os seus carmas negativos e se purifiquem de todas as suas doenças, para que se libertem do ciclo de renascimentos e nasçam na Terra Pura.

“Rogamos a todos os Buddhas, a todos os Bodhisatvas e Mahasatvas das dez direções, do passado, do presente e do futuro para que em virtude deste mérito todos nós possamos alcançar, por igual, o Estado Búdico”.

(*) pontos cardeais, colaterais, mais o centro da Terra (Nadir) e o alto infinito (Zênite).

(**) Kwan Yin.

(***) Primo de Sidarta Gautama, Buddha Sakyamuni, graças à sua memória prodigiosa, ele ditou toda a doutrina, após a passagem do Mestre.

- Tathágatas = Buddha.
- Cerimônia: vela, incenso, água, flores.

- fonte: Manual de Budismo Zen, Daisetz Teitaro Suzuki, editorial Kier, Buenos Aires, 1976, páginas 12 a 15.