sábado, 22 de agosto de 2009

Notícias da Amast

MORADORES DE SANTA TERESA E FAMÍLIA DE ANDREA
PROMOVEM ATO PÚBLICO NO BAIRRO

A Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa (Amast) e a família da professora Andréa de Jesus Resende, morta no acidente com o bonde no último domingo, realizam ato público amanhã, dia 23, às 11h, na oficina dos bondes, no bairro.

A Amast e a família de Andréa querem chamar atenção da sociedade para a gravidade desse acidente que tirou a vida de uma jovem, deixou nove pessoas feridas e, até agora, não teve uma manifestação oficial do governo estadual, responsável pela gestão do sistema de bondes de Santa Teresa.

Esse acidente que, infelizmente, teve uma vítima fatal, soma-se a outros de menor gravidade, mas que vinham servindo como aviso, há muito tempo, de que uma tragédia poderia acontecer.

O governo estadual não pode dizer que não foi avisado. Nem pode tentar se eximir de responsabilidade, transferindo-a para a gestão anterior, que deu início a essa reforma estapafúrdia dos bondes, até porque a Amast vem denunciando o problema, exaustivamente.

O governo estadual – tanto nesta gestão quanto na anterior – foi fartamente alertado, pela Amast, dos problemas com os novos bondes. Nunca nos ouviu. Agora, precisa se explicar, assumir suas responsabilidades, estabelecer ações de reparo em relação à família de Andréa e às demais pessoas feridas, e tomar as providências necessárias para que acidentes como esse não se repitam.

Ações empreendidas:

A Amast realizou plenária dia 19, reunindo 150 moradores e familiares de Andréa, que exigiram a imediata retirada dos bondes reformados de circulação, e realização de auditoria independente para verificar seu sistema mecânico.

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA─RJ) abriu comissão para investigar a reforma realizada. Engenheiros responsáveis serão convocados para depoimentos.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) já emitiu laudo considerando ilegal o contrato da Central Logística com a T'Trans para reforma dos bondes.

Em manifestação na Assembléia Legislativa (Alerj), dia 20, a Amast obteve, dos parlamentares presentes à sessão ordinária, o compromisso de exigir rigorosa apuração dos fatos.

A Amast exige que o governo estadual assuma suas responsabilidades nesse episódio e que a Central Logística cumpra sua obrigação de, efetivamente, GERIR o sistema de bondes de Santa Teresa, propiciando, desde já, as condições necessárias ao funcionamento e à manutenção dos dois bondes antigos que estão circulando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário