domingo, 13 de novembro de 2011

Buda = Criador


Tathágata = Buda = Théos = Deus = Tao

Tathágata é uma palavra em língua páli que significa “Aquele Que Assim Veio” ou “O Assim Sempre Presente”. Era desta forma que Sidarta Gautama, o Buda,  referia-se ao Estado de Iluminação, à Energia que Habitava Nele, como se Sidarta fosse uma pessoa e o Tathágata outra. Algumas traduções e tradições o chamam de Buda Eterno, Buda Primordial. Podemos dizer que Sidarta Gautama era o Médium do Tathágata, o Criador (no singular, nos credos  Monoteístas) e um dos Criadores na compreensão-vivência do Politeísmo-Panteísmo Búdico.

Théos em grego e Tao em chinês é o mesmo Princípio Original-Originante-Originador- Originário, popularmente conhecido como Deus.

Vejamos o que diz Thich Nhat Hahn, o conhecido mestre Zen vietnamita em seu mais novo livro publicado em terras brasileiras:

“ O poder sobrenatural ou a energia espiritual do Tathagata reside na sua capacidade de realizar a prática. Tal poder espiritual, naturalmente, baseia-se na duração infinita da vida do Tathagata, na natureza suprema do Buda. Já vimos que o Tathagata não pode ser colocado num contexto de espaço e tempo calculáveis. O Tathagata está alem da nossa concepção de limites para espaço e tempo. O Tathagata não é um, mas muitos; o Tathagata não está somente aqui, neste momento, mas em todo lugar, em todos os tempos, em corpos de manifestação tão numerosos quanto os grãos de areia do Ganges. Fundamentados, portanto, na duração ilimitada de sua vida e natureza suprema, podemos ver que o poder espiritual do Tathagata é imensurável, vai além da nossa possibilidade de imagina-lo”.

O trecho em questão está na página 149, do livro Ação Pacífica, Coração Aberto, editora Bodigaya, 2011, ao todo são 344 páginas, uma bonita edição de capa dura. Tem como subtítulo: “As lições do Sutra Lótus”, onde o autor estuda os 28 capítulos desse texto clássico.

No primeiro e quarto parágrafos acima, os grifos são nossos.

Parabéns à equipe editorial, em especial aos tradutores Enio Burgos e Lisane Goldmayer Tochetto por esta valiosa contribuição para os estudos budistas em língua portuguesa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário