sexta-feira, 27 de julho de 2012

Água Budificada


Buda Ensina Fluidificar Água


Está nas páginas 140 e 141 do ótimo livro de bolso “Sutras”, publicado pelo Templo Zu Lai,  de Cotia, SP.


“Manjusri, caso vejas homens e mulheres sofrendo de enfermidades, deves, com coração e mentes devotados, assisti-los dando-lhes banho, limpando sua boca e ministrando-lhes alimentos, medicamentos ou água que tenha sido purificada através de 108 recitações do dharani. Com isso, todos os males e sofrimentos serão extintos. Qualquer coisa que porventura desejem conseguirão através da recitação sincera do Darma. Assim desfrutarão vida longa livre de doenças. Depois de finda sua vida, renascerão no mundo do Buda da Cura, onde, sem nenhum retrocesso, avançarão diretamente rumo à iluminação suprema”.

Eis o dharani em sânscrito (mantra, proteção):

“Namas Bhagavat Bhaisajyaguru / Vaidurya Prabha Raja Tathagata / Arhat Samyaksambuddha Tadyatha / Om Bhaisajya Baisagajiye / Bhaishajya Samudgate Svaha”.

Tradução:

“Refugio-me no Buda da Cura / de Radiância Azul Celeste / o Merecedor de Oferendas / o Dotado de Consciência Iluminada / Universal e Absoluta, o Sagrado / com a intenção de fazer cessar desastres (problemas, doenças etc) e ganhar benefícios (bênçãos, saúde, o que se quer). Assim seja”.

O Budismo Primordial também utiliza água sagrada, outras escolas idem.

Coloque uma garrafa de água em seu altar, no lar ou no trabalho e vá, aos poucos, recitando as 108 vezes como uma prece. Se tiver tempo e condições de recitar 108 vezes todo dia melhor ainda.

Saúde e prosperidade no caminho do Bem.











quarta-feira, 25 de julho de 2012

Inter-Fé


Poesia para Maria

Bom dia, Maria
Por favor,
Passa na frente
E eu serei grato
Eternamente
Pelo teu amor.

Passa na frente, ó Maria !
Dos meus pensamentos,
Das minhas ações.
Passa na frente, 24 horas
Eu te agradeço
Pelas proteções.

Tu bem sabes, ó Maria !
Minha formação kardecista,
Minha vida budista
Mas vejo em você, Maria
Uma linda energia.

Respeitosamente chamo você,
Venerável Senhora
De todas as horas.

- poema escrito após visitar pela primeira vez (23/07/12) a Igreja de Nossa Senhora da Penha de França, no Rio, RJ.

- estou lendo e gostando muito do livro “Maria, Passa na Frente”, já está na 69ª edição, autoria de Denis e Suzel Bourgerie, edições Logos, Campinas.

- tenho usado a expressão “Maria passa na frente” como um mantra e, tenho recebido muitas bênçãos.


terça-feira, 24 de julho de 2012

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Sutra Vimalakirti


Onde Fica a Terra Pura ?

A resposta está na página 82, do Sutra Vimalakirti, editorial Kairós, Barcelona, 2004.

A história, resumimos:

“O Senhor Buddha tinha um discípulo que se chamava Cúmulo de Tesouros e, certa feita, o praticante faz a pergunta que está no título. O Mestre foi bem claro e respondeu:

- A caridade é a Terra Pura para os seguem o Caminho, pois os seres que nascem neste estado de consciência, quando alcançarem o budato serão capazes de desprender-se de tudo”.

Comentário: O texto chama os praticantes de Bodhisatva, visto que, de acordo com o Budismo Mahayana, os devotos, os fiéis já são bodhisatvas. O Budato, o estado de Buddha é todo um longo processo, é o Caminho em si.

É muito importante sabermos que, para se atingir a Terra Pura, este paradisíaco e nirvanesco local, nas esferas superiores do Bem, é preciso trilharmos as veredas da Caridade.

O sutra continua listando outros itens, mas este é básico, é um dos primeiros elencados.

Por isso, com freqüência repetimos: fora da caridade não há iluminação. Pode-se e deve-se meditar muito, orar, fazer preces, ter devoção, rituais etc, mas não se esqueçam da Caridade: ajudar o próximo concretamente, materialmente, e não só doutrinariamente.

O nome do discípulo é básico: para acumularmos tesouros precisamos fazer/ser caridade.

domingo, 22 de julho de 2012

Cristo e Buddha


Cristianismo Zen

O livro é tão bom que, no Brasil, teve duas traduções. O título é esse mesmo que está acima. A primeira tradução esteve a cargo de Margarida Oliva, e foi publicada em 1983 pela editora católica, Loyola, da Companhia de Jesus. O autor é um padre jesuíta irlandês radicado há muitos anos em Tóquio, William Johnson.

A segunda tradução foi editada em 1989, feita por Hugo Mader, que acrescentou o subtítulo: “Uma forma de meditação”. E saiu com o selo da Cultrix.

Escrito, originalmente em 1971, as palavras do autor são profundamente atuais:

“No que me diz respeito, minha principal preocupação no momento é a de aprender com o Budismo. Não posso deixar de sentir que o Cristianismo ocidental, como de resto o próprio Ocidente, necessita urgentemente de uma transfusão de sangue. Feliz ou infelizmente chegamos ao esgotamento (...) e necessitamos de novas perspectivas. Assim como uma era descortinou-se para o Cristianismo quando Santo Tomás promoveu a divulgação de Aristóteles no século XIII, assim também uma nova era, ainda mais grandiosa, poderia tornar-se possível através da assimilação de certas concepções e atitudes budistas”.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Livro Lindo


Buddha para Crianças

“Budismo” foi escrito para crianças de 10 a 12 anos a seis mãos; pelos espanhóis Ignasi Ricart (que fez o projeto gráfico), Maria Rius (fez as ilustrações) e Abraham Vélez (escreveu o texto).

Publicado no Brasil pela editora católica Ave-Maria, o volume está dentro da coleção “Deus tem mais de um nome”.

São 32 páginas, formato 23,5 x 21 cm, ao final tem um esclarecedor glossário.

Destinado inicialmente aos leitores cristãos, o grande público também vai gostar muito.

Outros volumes da citada série: Hinduísmo, Judaísmo, Cristianismo, Islã.

Parabéns aos editores e autores pela bonita iniciativa.