domingo, 3 de novembro de 2019

Cherenzi... Chenrezi...



Cherenzi
Antonio Carlos Rocha

É o Buda da Compaixão, O termo acima vem do idioma tibetano, uns também pronunciam Chenrezi.

Foi o que estudamos hoje, domingo, 03/11/19, no Encontro Mensal do Budismo Sákya, RJ.

Aprendemos que o famoso mantra Om Mani Peme Hung deriva-se do poderoso mantra Om Namah Shivaya, dedicado ao Deus Shiva. Ou seja, na essência Avalokiteswara (outro nome do Buda da Compaixão em tibetano tem a mesma Energia de Shiva, no Hinduísmo). Em chinês antigo chamamos esta Energia de Kwan Yin, em japonês Konon, em vietnamita Guan Yin.

Deduzimos então que a energia da Compaixão é uma das Energias do Criador, da Criação, faz sentido... para se criar algo ou recriar é preciso muita compaixão e paciência. Muito amor incondicional e sabedoria.

Outro livro que também estudamos foi “Tchenrezi – o Senhor da Compaixão”, de Bokar Rimpoche, publicado em 1996, pela editora ShiSil, do Guará, DF. O tradutor foi o grande monge Murilo Nunes de Azevedo.

Bokar Rimpoche começa o livro dizendo que “A mente é inata, é dharmakaya”. Ou seja, nossa pequenina mente também é grande, também está inserida neste Todo Dhammakaya, que muitos traduzem como Deus, Dus em hebraico ou Dao em mandarim, Buda Primordial.

O livero de Bokar tem como subtítulo: “Natureza da Divindade, Princípios  e Métodos da meditação”.

“Senhor imaculado de corpo puro, cuja cabeça esta ornada por um Buddha perfeito. E que olha todos os seres com os olhos da compaixão. A vós Tchenrezi, rendo homenagem”.

sábado, 2 de novembro de 2019

Palavras de Buddha



Atos de Méritos:

1) Fazer Caridade aos que merecem.

2) Observar os preceitos de moralidade.

3) Cultivar e desenvolver bons pensamentos

4) Prestar serviço e atender a outros.

5) Honrar e cuidar dos pais e dos mais velhos.

6) dar uma parte dos seus méritos a outros.

7) Aceitar os méritos que outros lhe dão.

8) Ouvir a Doutrina da virtude.

9) Pregar a Doutrina da virtude.

10) Corrigir suas faltas.

Assim falou o Senhor Buddha, pág. 20, publicado na Índia, 1956.


































domingo, 2 de junho de 2019

Vivendo e recitando Mantras



ACPBR 4 = Anotações Coletânea Primordial Budista Reflexões

Antonio Carlos Rocha

“Pela alegria de encontrar
Com o único Darma Sagrado,
Nunca se esqueça de orar
Namumyouhourenguekyou”.

Reflexão:

Nesta estrofe o Mestre Nissen (1817-1891) explica que ao entrarmos em contato com a Doutrina Budista, há em nosso interior uma alegria imensa. Como se tivéssemos encontrado uma jóia preciosa, e de fato achamos.

Novamente ele diz que as várias correntes, linhagens, escolas, veículos constituem um só Caminho, o Darma, o Ensinamento do Senhor Buddha.

E, fechando a mensagem esclarece, nunca devemos nos esquecer de que a oração é básica e a melhor forma é recitarmos o mantra Namu Myou Hou Rengue Kyou, que na HBS = Budismo Primordial, que ele Nissen, fundou, se escreve tudo junto, indicando uma recitação contínua, como se nunca fôssemos parar de repetir.

Costumo interpretar o mantra como “Eu me Refugio nos Ensinamentos Literários do Sutra Lótus”.

Fonte: página 17, Coletânea de Versos do Budismo Primordial, 2017, HBS.

quinta-feira, 30 de maio de 2019



ACPBR 3 = Anotações Coletânea Primordial Budista Reflexões.
Antonio Carlos Rocha
“É lamentável as pessoas,
Que de tanto ouvirem falar
Sobre o único Darma Sagrado,
Já não valorizam o encontro”.

Reflexão:

Mestre Nissen quer nos dizer que, no início, no primeiro contato com a doutrina, muitas vezes ficamos embevecidos, maravilhados, mas depois, vamos banalizando o ensinamento, tratando-o com displicência.

Ele frisa que o Darma, o caminho, a Lei, é único, ainda que tenha várias facetas. Mas, por mais que o ouçamos, devemos continuar reverenciando-o.

Contudo, à medida que estas pessoas aprenderem a Mensagem, irão paulatinamente, tratar com reverência a Doutrina.

Fonte: pág. 17, Coletânea de Versos do Budismo Primordial, HBS, 2017.





sábado, 18 de maio de 2019



Mantra de Iniciação ao Kalachacra 1: “Om Buddha-maitri-raksha raksha sarvan svaha” = Om protege, protege  contra tudo o que é desfavorável, com o amor de Buddha, assim seja”. (pág. 426, El Tantra de Kalachacra – Rito de Iniciação. Dalai Lama, Ediciones Dharma, 1994, Novelda, Alicante, Espanha).

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Resultado de imagem para livro de Pearl S. Buck, facebook 538Publicado pela editora Abril, um clássico da Literatura mundial. A escritora Pearl S. Buck (1892-1973) nasceu na China e faleceu nos EUA, seus pais eram missionários presbiterianos em Pequim.

A casa onde Pearl nasceu foi transformada em um museu e centro cultural pelo governo chinês, devido a importância literária e cultural desta consagrada mulher de letras.

Escreveu mais de 100 livros, muitos foram vertidos para o cinema, TV, teatro e radionovelas.

Fortuna Diária

Um Pedido Diário de Riqueza , Paz e Proteção
Nos céus há uma miríade de manifestações do divino. Todas essas manifestações nos mostram especificamente diferentes aspectos da divindade a fim de beneficiar todos os seres vivos.
Todas os rupakayas, formas do divino, têm compaixão, meios habilidosos e sabedoria. Nós recorremos a eles se estamos felizes, tristes, deprimidos, perdidos, confusos, vazios e durante toda a gama de emoções que constantemente experimentamos devido a uma mente destreinada.
Entendendo nossa natureza, sendo a Grande Sabedoria, Dorje Shugden, por favor, nos mantenha perto de seu peito como um filho único para um pai.
Embora as manifestações do divino não precisem de ofertas e dons de nós, oferecemos-lhe Supremo Manjushri Dorje Shugden, uma libação de chá, incenso e mantras, a fim de pedir-lhe para nos abençoar, para ser uma parte de nossas vidas, para residir em nossas habitações e nos dar sinais e presságios do bem e do mal. Quando o negativo surgir, reprima-os imediatamente. Por favor, aumente o positivo para a minha mente cansada e desgastada enquanto eu deposito minhas esperanças em você.
Quando surgem dificuldades, problemas e confusão, pedimos a você, que é apenas a culminação de tudo o que é poderoso, sagrado e onisciente para abençoar a mim, a família, os entes queridos, o meio ambiente e meus animais de estimação. Posso eu ver a sabedoria, encontrar esperança e estar em paz.
Eu te peço, ó Divino Bhagavān Dorje Shugden, que usa um chapéu redondo e os três mantos de um monge, que empunha uma espada de liberdade, justiça e sabedoria e agarra uma jóia que realiza desejos, que cavalga em um supremo leão de subjugação de tudo que é negativo, para satisfazer meus desejos. Eu entendo que meus desejos podem não ser os melhores, então eu me rendo à sua sabedoria para o resultado, embora possa não ser o que eu tenho em mente. Por favor, abençoe a mim mesmo e a todos que podemos entrar na suprema cidade da libertação.
Grande Bhagavān Dorje Shugden, peço-lhe sinceramente que seja uma parte da minha vida, abençoe meu lar e me conceda sabedoria, consolo e conforto, para que eu sirva aos outros sem barganhas, e que eu possa me concentrar para nos outros e não ser fixado em mim mesmo, criando mais problemas para todos que eu prezo.
Abençoe-me para tornar-se mais gentil, mais sábio, mais compassivo e muito tolerante com todos aqueles que me ferem e que me amam. Para se aproximar de você, Dorje Shugden, devemos renunciar ao banal. Devemos abandonar visões fixas, projeções e rigidez. Por fim, no meu momento final em que deixar este plano de existência, apenas as ações positivas que fiz serão importantes, pois tudo e todos ficarão para trás. Deixe-me perceber isso e agir de acordo com isso agora! Neste momento crucial, por favor, eu possa ter uma visão de si mesmo, o poderoso e misericordioso Dorje Shugden, para me levar para onde eu possa seguir no céu para continuar minha jornada de evolução espiritual.
Ofereço-lhe um chá cor de açafrão e minha fé para cumprir minhas orações e ganhar siddhis. Ao recitar o seu mantra, concede cura, paz, amor, longa vida, proteção e que surja a visão perfeita do sunyata.
Mantra de realização, paz e sabedoria:
OM BENZA WIKI BITANA SOHA
(É bom recitar este mantra, um rosário ou mais por dia. Ocasionalmente, faça retiros onde você recita o mantra 100.000 vezes ou mais por ano, a cada ano. Consistência traz resultados!)
Dedico esta suprema e sincera oração ao onisciente Celestial e Supremo Protetor Dorje Shugden, para que eu possa rapidamente tornar-me um ser de luz, compaixão, amor e iluminação.
(Esta oração diária a Dorje Shugden foi composta por SE Tsem Rinpoche na quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015 às 2h03 para Datin MJ. Existem muitos rituais, textos, orações e ritos em Dorje Shugden. Mas para uma pessoa que tem muitas responsabilidades e pode não ter tempo, isso pode ser melhor para elas. Eu compus isso com a motivação para tornar simples para Datin. Esta oração pode ser usada por qualquer pessoa a qualquer hora. Afinal, as palavras são apenas uma expressão das esperanças e desejos universais que todos temos. É desnecessário concentrar-se nas palavras, mas precisamos delas à medida que elas verbalizam nossas aspirações. Que esta curta e concisa oração seja benéfica para Datin, e terei isso disponível para muitos. Qualquer um pode se envolver nesta oração sem permissão específica, independentemente da fé. Dorje Shugden ajuda todos os seres sem rótulos de religião, raça, credo ou plano de fundo. Datin foi minha inspiração para compor isso. As muitas pessoas que usarão isso para 'contatar' o Buda da Paz Mundial e o Protetor Dorje Shugden devem agradecer a Datin. Eu ofereço meus melhores desejos. Sarva Mangalam!)
Tradução autorizada : Monge Ananda (Sarvastivada).