quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Adote Uma Árvore - Nova Fase

ADOTE UMA ÁRVORE
Ano III – nº 20 – setembro de 2010 -
Carta mensal alternativa, artesanal, ecológica-holística. Antonio Rocha. antoniocpbr@ibest.com

Editorial:

AMAST NA PRAÇA

Entre 2007 e 2009 circularam 19 números desta carta alternativa, não-oficial, também conhecida como boletim ecológico-holístico, em apoio ao nosso querido bairro.

Era distribuído nos eventos “Amast na Praça” que realizávamos um sábado por mês, de 10 às 13 horas. Divulgávamos camisetas, sacolas, pequenos brindes para angariarmos fundos para a Amast.

Nos fizemos presente na Praça Odilo Costa Filho, no Largo das Neves, no Largo do Guimarães, no Curvelo, no Vista Alegre, no Largo do França, nas esquinas das ruas Ladeira de Santa Teresa, Rua Hermenegildo de Barros, Rua Dias de Barros e um que marcou época, no final do ano, no Mirante Guardas do Imperador, em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros com a presença de um Coral da Prefeitura do RJ.

Por uma série de fatores o projeto não foi adiante. Agora, nesta nova fase, vamos implementar não apenas este despretensioso boletim, mas também os encontros mensais “Amast na Praça” para ouvirmos as sugestões dos moradores. Uma ouvidoria do bairro.

Agradecemos à diretoria anterior e às demais diretorias passadas. Sabemos que os problemas são muitos, mas vale a pena o esforço, a dedicação em prol do bairro.

Muito obrigado a todos. Valeu !

NOVA DIRETORIA 2010-2012

Presidente – Elzbieta Mitkiewicz; Vice-presidente – Joerg; Diretor Secretário – Abaeté de Paula Mesquita; Primeiro Secretário – Cláudio T. Bornstein; Diretor Tesoureiro – Antonio Rocha; Primeiro Tesoureiro – Fernando Augusto Martins Rabelo Diretor Comunitário – Álvaro Braga Diretor de Transportes – Daniel M. H. Willmer; Diretor Meio Ambiente – Elmiro de Carvalho Mendonça Diretor Cultural – Nilce Moreira de Azevedo; Diretor de Comunicação – Débora Franco Lerrer; Primeiro Suplente – Bianca Carrieres Branker; Segundo Suplente – Ângela Maria Tude de Souza; Terceiro Suplente – Luiz Antonio Pinheiro Marinho.

Aos eleitos: “Chapa Quem Ama Não Destrói”, desejamos os melhores votos de boa sorte.

Como diz a plataforma distribuída: “Mobilizar para preservar a qualidade de vida (...) defendendo e protegendo (...). Pretendemos conscientizar e mobilizar todos, através de uma comunicação ágil, com linguagem e forma adequadas para cada grupo”.

Vem aí novidades, muitas e boas realizações. Aguarde.

Muito boa a edição de setembro/2010, do jornal O BONDINHO, trazendo um histórico das lutas da diretoria sainte e da diretoria entrante da Amast.

Notícias:

* São muitas as maneiras de “Adotar Uma Árvore”. Você pode “Adotar Uma Árvore” na calçada próxima à sua casa e/ou trabalho. Você pode “Adotar Uma Árvore” em uma praça ou parque público (mas peça licença aos órgãos competentes, para a adoção). Nossa campanha é semelhante àquela que, no Jardim Zoológico, adotam animais. Você pode “Adotar Uma Árvore” cuidando dela, regando, fazendo preces e orações por ela e pelos seres vivos que habitam lá, tipo insetos, passarinhos etc (o Budismo afirma que muitos seres invisíveis moram nas árvores, além dos visíveis).

* Como na primeira fase, nosso boletim ADOTE UMA ÁRVORE estará, mensalmente, no blog - http://budismosocial.blogspot.com

* Contamos com a colaboração de todos. Observe o espaço; pequenos textos e, desde já, fica combinado: colaborações gratuitas e, cada um é responsável pelo que escreve.

* Em um de nossos números anteriores, falamos na existência da Confederação Brasileira do Jogo de Damas que, por sua vez, é filiada à Federação Internacional do Jogo de Damas. E realizam até a Copa do Mundo do Jogo de Damas. Pois é, no próximo ano estaremos organizando o “1º Campeonato do Jogo de Damas em Santa Teresa”, com prêmios e tudo o mais que um certame desta natureza merece. Aguardem, após o carnaval.

* Sabe aquela amendoeira que tem no Largo do França? Pois é, a moradora de Santa Teresa e atriz, já falecida, Tânia Sherr, adotou a referida árvore, residia perto. Cuidava da árvore, adubava o solo, molhava. Um belo exemplo. Nossa gratidão à Tânia Sherr! Que para nós, budistas, continua viva, em outro plano da existência.

* Aliás, conversem com as árvores, com as plantas, elas são excelentes companhias. Árvores são pessoas do reino vegetal. E se você pensa que isto não tem lógica, que tal criarmos novas lógicas, no plural, onde isto seja aceito. Desde a mais remota antiguidade esta assertiva vem acontecendo, só recentemente, da revolução industrial para cá é que o antropocentrismo inventou esta lógica racional, utilitarista, preconceituosa, colonialista, neocolonialista racista, escravagista, capitalista, neoliberal que está ameaçando deletar a espécie humana.

* Agradecemos à Isabel Kuster e ao José Bóia, moradores do bairro que, na primeira fase, muito nos ajudaram na divulgação via web. Agradecemos também ao Sérgio Amaral, à Cida e a muita gente boa. Aos poucos iremos nomeando.

* Por falar em Isabel, ela destacou bem: durante a assembléia de posse, na Igreja Anglicana, o discurso do Álvaro pregando sobre a importância do amor ao próximo foi um ponto chave.

* Excepcional foi a bênção que a Rev. Inamar impetrou sobre a nova diretoria, rogando a Deus a força para que possamos ir adiante nesta nobre causa.

* Budisticamente intepretando, com todo o respeito aos que discordam, se fizermos um anagrama com as letras de Amast, teremos Tsama ou seja, Tatághata Samá, um dos epítetos do Buddha.