domingo, 5 de setembro de 2010

Dhammapada - Nova Interpretação

A editora Pensamento acaba de lançar: O Dhammapada, livro que tem como subtítulo: “Paz Interior e Meditação No Maior Clássico das Escrituras Budistas – Uma Nova Interpretação”, de Gil Fronsdal, doutor em Estudos Budistas pela Universidade de Stanford. Sua linguagem é coloquial e cativa o leitor. Brilhantes 152 páginas muito bem apresentadas.

O Venerável Bhante Gunaratana, nascido no Sri Lanka e hoje radicado nos EUA declarou: “Já li diversas traduções da obra em vários idiomas. Nenhuma tão concisa, exata e lúcida como esta”.

Foi o holandês Victor Fausboll que, em 1855, publicou pela primeira vez no Ocidente, esse texto canônico budista, edição em Latim. De lá para cá, diversas línguas tem conhecido as sábias palavras do Senhor Buddha.

São 423 versículos que merecem ser lidos, meditados e vivenciados diariamente. Recomendamos, pelo menos um, a cada dia, pela manhã, para iniciarmos as atividades e outro à noite, antes de repousarmos. De modo que o ensinamento búdico esteja em nossa mente e coração nas 24 horas do dia.

Muitas notas explicativas ajudam a entender melhor a mensagem.

Na língua inglesa existem mais de 50 traduções do Dhammapada. Seria bom que os editores brasileiros e portugueses começassem a publicar esta preciosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário