quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Sagrado Reino Vegetal



Himorogui na varanda

Himorogui é uma planta sagrada da PL – Instituição Religiosa Perfect Liberty. A pronúncia que aprendi em japonês é Rimorôgui. É um arbusto e não sei o nome científico. Himorogui significa “Morada de Deus”. No Seiti “Terra Sagrada” do Japão existe um local específico onde está plantada a referida árvore.

No Brasil, em Arujá, SP, também há uma “Terra Sagrada” e lá, numa pequena colina, plantaram uma muda da Himorogui original. É ponto de peregrinação e devoção. As três vezes que fui ao Seiti brasileiro vi pessoas acordando às 4 horas da manhã para ir rezar, meditar e fazer preces no referido local. Soube ontem, que no último Lensei (retiro de aprimoramento espiritual), 25 e 26/01/2014, estavam presentes 1 mil pessoas de todo o Brasil.

O fundador, Mestre Kanáda (1863-1919) durante anos orava diariamente ao pé desta árvore, pela manhã, não importava o tempo: chuva, sol ou neve. Antes de morrer, ele pediu ao sucessor que continuasse com a prática.

Kanáda era devoto do Grande Patriarca do Budismo Esotérico Kobo Daishi (774-835), considerado santo e que fazia milagres. E o citado sucessor, Tokuharu Miki (1871-1938), era monge budista da corrente Zen Obáku. Que continuou ao longo de 5 anos a prática diária de Himorogui, quando foi agraciado com percepções/intuições/iluminações, e continuou até os seus últimos dias com a reverêcia ao Himorogui.

A prática me faz lembrar da árvore Bodhi (Ficus Religiosa), sob a qual o Buda Sidarta Gautama atingiu a iluminação.

Bem, toda essa introdução acima é para contar que, como não tenho muda do tal arbusto e na minha varanda tem uma bonita planta “Dama da Noite”, resolvi, há alguns anos que ela seria meu Himorogui. Percebi que todo o reino vegetal é sagrado e podemos escolher uma planta ou mais de uma para o nosso altar.

Diariamente, pela manhã e à noite, faço minhas orações na varanda e reverencio a Himorogui Dama da Noite. Posso lhes garantir que cada vez mais ela produz flores belíssimas e perfumadas e as demais plantas que são tratadas como Himoroguis também ficam felicíssimas e floridas. Acredite quem quiser, mas qualquer ser humano pode desenvolver fórmulas de conversar com as plantas. Um ótimo treinamento espiritual. Se conversamos com o reino animal e eles nos entendem e respondem, recomendo conversar com as plantas e árvores.

A oração/meditação/prece que mestre Kanáda fazia é assim: “Mioyaookami (Deus) que se aloja nesta árvore, conceda o caminho para o bem da humanidade. Por favor conceda essa graça... (faz-se o pedido para si ou para outros).

Sugiro, quem quiser – claro, eleger uma ou mais de uma planta de sua preferência como Himorogui e diariamente, pela manhã e à noite, fazer as preces... e sejam felizes !



quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Mestres em Vipássana



Mahasi Sayadaw

Dentre os muitos livros escritos e traduzidos de Murillo Nunes de Azevedo, que era monge budista Terra Pura, existe um precioso folheto, publicado pela antiga Sociedade Budista do Brasil, em 1970, autoria do Venerável Mahasi Sayadaw (1904-1982), que foi mestre do leigo Sayagyi U Ba Khin, que por sua vez foi o professor do também mestre leigo Sathya Narayan Goenka = Meditação Vipássana. Todos nascidos na Birmânia.

Chama-se “Instruções Básicas para o Exercício de Meditação”. Ele afirma que recitar os preceitos budistas ajuda na “purificação do caráter” e que o praticante “deve ficar confiado ao Buda”. “Confiar-se a Buda (...) Com estes pensamentos animadores” nos levará a benevolência e ao espírito protetor.

Os preceitos são cinco: evitar matar, evitar roubar, evitar mentir, evitar relações sexuais ilícitas, evitar tóxicos ilícitos em geral.

A sabedoria budista conhece bem a natureza humana e por isso recomenda “evitar”, por exemplo, muitas vezes não matamos uma pessoa fisicamente, mas matamos no pensamento, ou matamos economicamente, emocionalmente, socialmente etc.

Evitar roubar porque não temos o direito de nos apropriarmos do que é de outro, entre outros motivos porque o que é de outro tem a energia de outro e aí, haja problemas.

Evitar relações sexuais ilícitas porque, em geral, as partes envolvidas sofrem muito. E quando fazemos uma pessoa sofrer estamos nos causando carma negativo.

Por fim, as drogas ilícitas pois muitas drogas lícitas vendem nas farmácias... o açúcar, o sal, o álcool... podem ser considerados drogas...

Confiar-se a Buda é recitar diariamente a oração: “Eu me refugio em Buda, eu me refugio no Darma (doutrina) em me refugio na Sanga (o conjunto dos praticantes visíveis e invisíveis).




terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Buda Inabalável



Buda Aksobhya

Significa “o Inabalável”.

Quando o praticante estiver precisando de firmeza, coragem, resistência para realizar algo, convoque, através do pensamento, da prece, da oração, as boas energias do Buda Inabalável.

Ele virá feliz e contente com sua falange de luz para te apoiar, defender. Dentre os pontos cardeais ele simboliza o Leste, onde o sol nasce.

Portanto, todas as manhãs, na sua saudação aos pontos cardeais, peça força, ânimo e vigor ao Buda Inabalável. É a força que vem do sol, é a energia de claridade que vem do Leste.

Peça... e automaticamente agradeça, pois ninguém vive sem o sol. Aksobhya também rege o inverno. Quando estiver muito frio, peça ao Buda Inabalável para te acolher, aquecer e esquentar com os raios do sol, e então, espiritualmente o Astro Rei Senhor Buddha Primordial, te envia aquecimento.

Aksobhya também rege o “Olho de Buddha”: quando você estiver precisando de visão, de enxergar longe, à distância o Buda Inabalável vai encontrar uma forma de mostrar o que você pretende ver, saber, conhecer, esclarecer.

Aksobhya rege também o Éter Cósmico que permeia todo o universo. Ele está presente no prana, em sânscrito, na energia ki dos japoneses e na força chi da multimilenar China.

Boas práticas e gratidão ao Buda Inabalável.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Antonismo Esotérico



Santo Antonio de Categeró


Hoje, 08/01/14, no âmbito do Antonismo Esotérico queremos dizer que é o Dia deste grande Espírito de Luz. Com todo respeito aos que discordam, Santo Antonio de Categeró é Patrimônio Espiritual da Humanidade, e não apenas só da ICAR Igreja Católica Apostólica Romana.

Salve o Dia de Santo Antonio de Categeró. Que todos os seres, em quaisquer dimensões, visíveis e invisíveis, sejam felizes, hoje e sempre. Confirme na excelente “Folhinha do Sagrado Coração de Jesus”, editora Vozes.

A exemplo do que ocorreu no ano passado, quando o Regente do Ano foi Santo Antonio de Lisboa, queremos informar que o “Regente de 2014 é Santo Antonio de Categeró”.

Recomendamos o mantra, oração, prece, afirmação, mentalização:

“Santo Antonio de Categeró ... minha vida será melhor”.
“Santo Antonio de Categeró ... minha saúde está melhor”.
“Santo Antonio de Categeró ... meu trabalho será melhor”.
“Santo Antonio de Categeró ... minha família unida, é melhor”.
“Santo Antonio de Categeró ... abençoe o meu dia, assim é melhor”.
“Santo Antonio de Categeró... obrigado por tudo, estou melhor”.

Cada visualização deve ser repetida em número ímpar: 3, 5, 7 etc até o infinito. Por que, ímpar?. Porque cada Espírito é único, é impar, ainda que reencarne diversas vezes, a alma de cada um é só dele(a).

Antonismo Esotérico aproxima Oriente e Ocidente.


domingo, 5 de janeiro de 2014

O Sutra de Vimalakirti



Vimalakirti – o Budismo do século 21

Penso que, neste século 21, o Budismo continuará com as suas várias formas: monges, monjas, sacerdotes, sacerdotisas, leigos e leigas; mas, a meu ver, aos poucos, a medida que  o Sutra Vimalakirti for ficando mais conhecido, as pessoas irão percebendo que para caminhar no Dharma, pode-se muito bem continuar integrado no dia-a-dia dos trabalhos, colégios e as casas de cada um.

Vimalakirti era um homem comum que atingiu o Estado de Iluminação e ensinava a todos: leigos, monges, seres invisíveis, toda a natureza.

Para saber mais, não deixe de ler e estudar “A Lamparina Inexaurível – O Sutra Oculto de Vimalakirti”, de Ênio Burgos, que já nos deu outros ótimos livros. Ênio é médico, físico, músico, praticante budista há mais de 20 anos, fundador da Editora Bodigaya  e Associação Meditar, entre outras atividades e agora nos brinda com esta obra romanceada, 304 páginas, inspirada em fontes fidedignas.

Li, certa feita (National Geographic Magazine), que nos Estados Unidos, algumas pessoas fazem retiros budistas de rua, são leigos que experimentam por um fim de semana ou feriadão viver como o Buda e seus discípulos viveram, na forma de andarilhos.

É o que o autor, Ênio Burgos, chama de “Budismo sem Templos... budismo sem budismo, budismo sem mestres, sem monges, sem leigos, sem designações, sem cores específicas, com cada pessoa alcançando autonomia sobre a sua própria evolução”.

Há um ensinamento de Sidarta onde ele declara que o Darma é como um barco para atravessarmos o rio. Ora, o fato da embarcação ter-nos sido muito útil, ficamos agradecidos ao barqueiro, ao próprio barco, aos operários quem construiram o barco e aos antepassados de todos os envolvidos neste processo, mas não precisamos carregar o barco às costas.

Dhamma sem Dhamma, Darma sem Darma, Budismo sem apego ao nome Budismo = desafios, koans, enigmas... Vimalakirti.

O Budismo será experienciado como Litertura, Filosofia, Vivência, sem rótulos, sem escolas, sem linhagens, contudo, respeitando-se, como sempre foi, os que pretendem continuar interligados aos seus veículos.
 

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Calendário Budista



                     Calendário do Budismo Social para Janeiro de 2014*        

1 – Dia de Adhi-Buddha, o Buddha Primordial, Energia Criadora do Universo.
2 – Dia de Vajradhara, sinônimo de Adhi-Buddha, Criador Primordial.
3 – Dia de Acalá, “o inabalável”, protetor da instrução, afasta os que são hostis.
4 – Dia de Akasagarbha, materializa as coisas boas que os praticantes pedem.
5 – Dia de Kokuzo, o mesmo que Akasagarbha, continue mentalizando.
6 – Dia de Nam-Mkhai Snying-po, idem aos dias 4 e 5, continue mentalizando.
7 – Dia de Aksobhya, “o Buddha que é firme na meditação”, ajuda na prática.
8 – Dia de Amithaba, o Buddha que é Luz incomensurável para sua vida.
9 – Dia de A-mi-to, idem acima, continue mentalizando luz nos seus propósitos.
10 – Dia de O-mi-to Fo, idem acima, continue visualizando progressos.
11 – Dia de Sukhavati, plano espiritual, terra abençoada no espaço imaterial.
12 – Dia da Terra Pura, cidade no éter cósmico onde reside Amithaba.
13 – Dia de Amida, idem Amithaba, vida infinita, com fé tudo melhora.
14 – Dia de Amitayuhs, Buddha que representa as prosperidades da vida.
15 – Dia de Amoghapasa, ser de luz do laço infalível, laça coisas boas.
16 – Dia de Amoghasiddhi, Buddha de perfeição imaculada para nossos bens.
17 – Dia de Garuda, Espírito-Ave, Ser-pássaro, leva e/ou traz boas notícias.
18 – Dia de Avalokitesvara, fazer caridade, compaixão, amor ao próximo.
19 – Dia de Bhaishajyaguru, o Buddha da Medicina, o Sagrado, Curador.
20 – Dia de Khumbira, chefe da equipe de assessores de bhaishajyaguru.
21 – Dia de Mihira, membro da equipe acima de médicos espirituais, são doze.
22 – Dia de Anila, membro idem acima, mas cada um tem uma função.
23 – Dia de Indra, maravilhoso membro desta poderosa equipe espiritual.
24 – Dia de Sgrahdsin, socorrista, membro da falange médica acima.
25 – Dia de Catura, dedicado médico espiritual, membro da ordem acima.
26 – Dia de Vajra, médico, membro da Ordem do Buddha da Medicina.
27 – Dia de Andira, médico, falange protetora da saúde, linhagem acima.
28 – Dia de Shandira, sorridente médico celestial, membro da equipe acima.
29 – Dia de Pajra, cirurgião espiritual, respeitado ser celestial, equipe acima.
30 – Dia de Sindura, membro da equipe acima do Senhor Buddha da Cura.
31 – Dia de Vikarala, todos estes, membros médicos da equipe acima.


(*) Podem reproduzir, divulgar, mas por favor citem a fonte. Todos os seres sejam felizes !