quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Sagrado Reino Vegetal



Himorogui na varanda

Himorogui é uma planta sagrada da PL – Instituição Religiosa Perfect Liberty. A pronúncia que aprendi em japonês é Rimorôgui. É um arbusto e não sei o nome científico. Himorogui significa “Morada de Deus”. No Seiti “Terra Sagrada” do Japão existe um local específico onde está plantada a referida árvore.

No Brasil, em Arujá, SP, também há uma “Terra Sagrada” e lá, numa pequena colina, plantaram uma muda da Himorogui original. É ponto de peregrinação e devoção. As três vezes que fui ao Seiti brasileiro vi pessoas acordando às 4 horas da manhã para ir rezar, meditar e fazer preces no referido local. Soube ontem, que no último Lensei (retiro de aprimoramento espiritual), 25 e 26/01/2014, estavam presentes 1 mil pessoas de todo o Brasil.

O fundador, Mestre Kanáda (1863-1919) durante anos orava diariamente ao pé desta árvore, pela manhã, não importava o tempo: chuva, sol ou neve. Antes de morrer, ele pediu ao sucessor que continuasse com a prática.

Kanáda era devoto do Grande Patriarca do Budismo Esotérico Kobo Daishi (774-835), considerado santo e que fazia milagres. E o citado sucessor, Tokuharu Miki (1871-1938), era monge budista da corrente Zen Obáku. Que continuou ao longo de 5 anos a prática diária de Himorogui, quando foi agraciado com percepções/intuições/iluminações, e continuou até os seus últimos dias com a reverêcia ao Himorogui.

A prática me faz lembrar da árvore Bodhi (Ficus Religiosa), sob a qual o Buda Sidarta Gautama atingiu a iluminação.

Bem, toda essa introdução acima é para contar que, como não tenho muda do tal arbusto e na minha varanda tem uma bonita planta “Dama da Noite”, resolvi, há alguns anos que ela seria meu Himorogui. Percebi que todo o reino vegetal é sagrado e podemos escolher uma planta ou mais de uma para o nosso altar.

Diariamente, pela manhã e à noite, faço minhas orações na varanda e reverencio a Himorogui Dama da Noite. Posso lhes garantir que cada vez mais ela produz flores belíssimas e perfumadas e as demais plantas que são tratadas como Himoroguis também ficam felicíssimas e floridas. Acredite quem quiser, mas qualquer ser humano pode desenvolver fórmulas de conversar com as plantas. Um ótimo treinamento espiritual. Se conversamos com o reino animal e eles nos entendem e respondem, recomendo conversar com as plantas e árvores.

A oração/meditação/prece que mestre Kanáda fazia é assim: “Mioyaookami (Deus) que se aloja nesta árvore, conceda o caminho para o bem da humanidade. Por favor conceda essa graça... (faz-se o pedido para si ou para outros).

Sugiro, quem quiser – claro, eleger uma ou mais de uma planta de sua preferência como Himorogui e diariamente, pela manhã e à noite, fazer as preces... e sejam felizes !



Nenhum comentário:

Postar um comentário