quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O Tríplice Sutra Lótus

A bonita linhagem budista japonesa, Rissho Kosei Kai, presente hoje em diversos países. Patrocinou a tradução e edição, em língua espanhola, deste livro básico para as 38 linhagens que seguem Nichiren e o Sutra Lótus.

Em português não temos uma edição impressa desta monumental obra. Quem desejar copiar on line, entre no site do Budismo Primordial HBS www.budismo.com.br e no link biblioteca pode baixar só a segunda parte, que consiste em 28 capítulos. Prepare a impressora, 375 páginas e bons estudos.

Já a edição espanhola, que estamos comentando é completa. É uma co-edição entre as Ediciones Sígueme, de Salamanca e a japonesa Kosei Publishing (da citada linhagem), 2009, 430 páginas, capa dura.

A primeira parte consiste no Sutra dos Sentidos Inumeráveis, em três capítulos, como se fosse uma abertura. A segunda parte é o Sutra da Flor de Lótus do Dharma Sublime, em 28 capítulos. E a terceira, o Sutra da Prática Ascética para Contemplar o Bodhisatva Sabedoria Consumada, uma espécie de posfácio. Acompanha o volume um glossário bastante esclarecedor.

Michiko Yusa, professora de Língua Japonesa e Estudos Asiáticos na Western Washington University, informa que a Rissho Kosei Kai, só no Japão, tem 7 milhões e 600 mil praticantes.

No Brasil, temos um templo em São Paulo, que eles chamam de Igreja Budista: www.rkk.org.br

Estão de parabéns os nossos queridos irmãos da Rissho Kosei Kai. E, sinceras reverências e gratidões pela importante publicação que é um verdadeiro presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário