domingo, 15 de abril de 2012

Meditação do Sabonete Sólido


Pode ser meditação, oração, prece, mantra, mentalização, afirmação, enfim, o nome que a pessoa se sentir melhor. É inspirada no antigo Xintoísmo, religião autóctone do Japão. Há quem afirme que as práticas animistas do Xintoísmo nasceram na Idade das Cavernas. Com o passar dos séculos o Budismo Mahayana japonês, também conhecido como Mahayana Tardio ou Segundo Mahayana, adotou algumas dessas práticas e mesclou-se.

O nome pode lembrar uma brincadeira, mas é algo seríssimo e tem a ver com a fé. O patriarca Motohisa Yamakage, economista formado pela Universidade Ásia, de Tókyo, autor do livro “A Essência do Xintoísmo – A Tradição Espiritual do Japão”, editora Pensamento, 2010, fala sobre os hitogatas – papel cortado na forma do corpo humano ou kamihitogata. Lembrando que kami é deus, isto é uma divindade, um espírito de luz.

Existem práticas esotéricas, mediúnicas, gnósticas, rosacruzes, cátaras, nestorianas e de Radiestesia que fazem algo parecido, em magia, em vodu também. Claro, recomendamos só para o bem, pois tudo volta para nós.

A linhagem Seicho-No-Ie, que muito admiramos e respeitamos, e já tivemos a honra de fazer um retiro de carnaval, em Ibiúna, SP, na Academia de Treinamento Espiritual da América do Sul, em 2000, tem prática semelhante que eles chamam “Forma Humana”.

Já soube, já presenciei católicos contando que fazem o mesmo com os santinhos de sua devoção. Todos estes exemplos servem para explicar que é uma prática universal, cósmica. Evangélicos também fazem orações com a foto da pessoa ou roupa.

Consiste em pegar um pedaço de papel, desenhar o corpo humano ou a parte afetada pela enfermidade, ou o santinho, ou escrever o mantra, a oração etc e passar sobre o local doente ou por todo o corpo como se estivesse ensaboando o corpo. É algo muito benéfico.

O que sugerimos aqui é que o praticante também pode escrever, por exemplo, com uma agulha ou alfinete, no sabonete sólido ou no sabão em barra de sua preferência, a prece ou o nome da divindade preferida e no banho “ensaboar” espiritualmente todo o corpo para abençoá-lo, protegê-lo etc.

Também se faz isso com incenso, defumadores, velas, fogareiros – só que neste caso, claro, não se encosta no corpo.

Felizes e perfumadas práticas ! ! !

Nenhum comentário:

Postar um comentário