sábado, 7 de abril de 2012

O Buddha e a Presença dos Deuses


O texto é bem claro e está no versículo 224, capítulo 17, página 78 da excelente tradução de Gil Fronsdal de “O Dhammapada”, editora Pensamento, 2010. Um clássico da Literatura Budista.

Entendemos esta presença dos Deuses como a presença de Espíritos de Luz, amigos espirituais que nos ajudam e acolhem na caminhada espiritual. Pode ser nesta vida, onde estamos encarnados ou na próxima, em outra dimensão, ou nas duas.

Gil traduziu diretamente da língua páli, o idioma que Buddha falava, no século VI antes da Era Comum, também conhecida como antes de Cristo.

Vejamos o texto:

“Quem fala a verdade,
Não se encoleriza
E dá quando lhe pedem,
embora tenha pouco.
Esse chega à presença dos deuses”.

Note que o “dar” significa fazer caridade, generosidade, compaixão e afins. E isto coincide com a primeira paramita: Dana em língua páli, isto é, a primeira perfeição. Não é só dar dinheiro, mas dar amor incondicional, não querendo nada em troca.

Dana... dar... doar... que os amigos espirituais, Grandes Espíritos de Luz estejam sempre à nossa volta nos ajudando e apoiando e assim teremos melhores condições de ultrapassarmos a “Cólera” – o título do citado capítulo, quando esta chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário