segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Agon Shu e Vaticano

Com a proximidade do período natalino me lembrei deste ótimo livro: O Amor de Cristo e a Sabedoria de Buda, 184 páginas, autoria do patriarca da Agon Shu, Seiyu Kiriama.

Em dezembro de 1984, a sede mundial da Agon Shu, no Japão, recebeu um convite da Santa Sé para, no ano seguinte, durante a Semana Santa, a comitiva visitar oficialmente o Vaticano e assistir a Missa no Domingo de Ramos, mês de março.

O livro tem uma série de fotos coloridas mostrando a praça de São Pedro lotada e Sua Santidade, o papa João Paulo II, recebendo mestre Kiriama. O volume em questão é dedicado ao Sumo Pontífice, em função do ótimo diálogo inter-religioso que se estabeleceu entre católicos e budistas.

Vejamos um trecho das palavras do vice-diretor da Secretaria do Conselho Pontifício para os Leigos, padre Coughlan, na Basílica de São Clemente:

“Encontra-se conosco também um grupo religioso – um pessoal de fé religiosa, ainda que esta fé religiosa possa ser diferente da nossa – de 400 budistas japoneses da Agon Shu que veio se juntar a nós, atendendo ao convite do papa, - e mesmo que eles não queiram ficar conosco durante toda a vigília cristã, desejam orar conosco ainda que por pouco tempo. E as suas preces, que são um cântico de um dos sutras budistas, são muito apropriadas porque são de purificação interna, pela harmonia, pela paz...”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário