sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Hotoke

É uma palavra do Budismo japonês. Teologicamente/budologicamente é sinônimo de Buddha, enquanto Deus Criador do Universo.

Veja os trechos abaixo que tem como título “Somos filhos de Hotoke”, páginas 58 a 61 do ótimo livro Cultive a Vida, 1977, autoria do educador Usee Alae, da linda linhagem budista Shingon Shu:

“Somos filhos de Hotoke.
Nas horas de tristeza ou de alegria
Amparamo-nos em sua misericórdia.

Somos filhos de Hotoke.
Na infância e na velhice
Serviremos sempre ao nosso Pai.

Esta é a música que as crianças do Jardim da Infância de Koyasan, Japão (sede mundial da Shingon), onde fui diretor, cantavam todas as manhãs.

A educação das crianças é feita com base no ideal educacional de Kobo Daishi (774-835) fundador e patriarca da Shingon, já que o Jardim da Infância fica no monte sagrado de Koyasan. No seu currículo educacional consta a oração acima e todos entoam o canto de I-Ro-Ha.

As crianças cantam com as mãos postas respeitando e venerando Hotoke e Kobo Daishi como seus pais. Assim fazendo as crianças criam no seu coração os sentimentos de confissão, gratidão e retribuição, tornando-se adultos com boa formação moral.

Diz-se que o caráter de uma pessoa é formado até os 7 anos de idade e a educação principal que se segue é a de conhecimentos gerais.

É necessário que seja ensinado a todas as crianças criar dentro de si o sentimento de agradecimento, orando com as mãos postas, de manhã e à noite e também nas horas de cada refeição”.

A linhagem Shingon muito influenciou a cultura japonesa, um grande país, uma grande economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário