sexta-feira, 12 de junho de 2009

Movimento Popular Socialista = PSB

Construir o Movimento Popular é dever de todo o socialista

Partido Socialista Brasileiro - PSB

Está crescendo a importância do movimento popular dentro do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que só será realmente autêntico, como se deseja, se contar com a participação efetiva dos socialistas interessados e conscientes. O fortalecimento se dará no momento em que os debates atingirem as bases do Partido e, conseqüentemente, do movimento popular.

O surgimento do movimento popular e, em especial, das associações de moradores, se deu em conseqüência das desigualdades sócio-econômicas vigentes, da injusta distribuição de renda nacional, (tanto de salários como indiretas, tais como assistência médica, educação, serviços urbanos etc.), ocasionados pelo enriquecimento de meia dúzia de grandes conglomerados que acontecem hoje por meio de grandes fusões, gerando desemprego e o empobrecimento da maioria da população brasileira.

O Movimento Popular Socialista (MPS) deve proporcionar debates sobre os efeitos de uma política econômica e social injusta e desumana e suas causas, bem como debates com técnicos em habitação, saneamento, educação, saúde, administração pública etc. Neste sentido, entendemos, que o movimento popular tem potencialidades para desempenhar importante papel na construção do senso crítico dos cidadãos.

Temos consciência de que os problemas que enfrentamos só serão resolvidos com a organização, a união, a mobilização e a luta de todos os socialistas em torno do MPS. A consciência não surgirá de uma hora para outra, ela será fruto de um trabalho planificado e da própria experiência adquirida por cada um dos socialistas na luta popular.

É necessário que os filiados que estão envolvidos nos movimentos dialoguem com o Partido. Por isso, cada militante precisa saber em que partido está e o partido precisa saber o militante que tem. De qualquer forma, a formação de perfil e a prática de ações que o partido passa aos seus filiados vai refletir em reprodução partidária na base e forte apelo popular.

Quem pode participar:Todos que atuam junto a associações de moradores, centros e rádios comunitários, igrejas, conselhos municipais, escolas, orçamentos participativos, ONGs, entre outras formas de organização da sociedade.

Neste sentido propomos:
• Organizar o MPS através de núcleos de base, por local de moradia ou por segmento de atuação. • Discutir políticas de atuação do Partido no Movimento Popular e qual o papel do partido frente a este movimento;
• Inserção cada vez maior dos parlamentares socialistas junto ao mais variados segmentos do movimento social;
• Estipular uma política de maior engajamento na luta pela Reforma Agrária – ações junto ao MST e ao MPS;
• Aprofundar a discussão sobre as Rádios Comunitárias.
• Aprofundar debates sobre o Movimento Cooperativista e Associativista;
• Proposição de que, uma vez por mês, em cada município, a Tribuna da Câmara Municipal seja utilizada por um membro do Movimento Popular;
• Regularização e proteção de áreas verdes, com a aplicação de mais verbas e a fiscalização das verbas já destinadas;
• Proposição de lei que obrigue as Prefeituras a realizarem encanamento de água e esgoto e iluminação nos loteamentos populares.
• Ações pela conscientização em defesa e pela preservação da água.• Capacitar e qualificar pessoas com o objetivo de geração de emprego e renda – economia solidária;
• Movimento Popular Socialista deve desenvolver ações que resgatem a auto-estima e a dignidade humana;
• Desenvolver ações concretas para criação de creches comunitárias;
• Que o MPS possa fomentar projetos de iniciativa popular nas instâncias de Poder.

conferir: www.psbnacional.org.br e www.psbrio.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário