quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

sábado, 26 de dezembro de 2015

Mulheres Meditam Minas



Vipássana em Caeté, MG

Começa amanhã na cidade de Caeté, MG, um retiro de Meditação Vipássana, linhagem Goenka, com 80 mulheres.

A característica dessa forma de Plena Atenção, que vem da Birmânia é que são leigos, pois o professor Goenka era casado e tinha filhos, mas o que sobressai é que não se cobra um único centavo. Ao final do curso de 10 dias, quem quiser pode colaborar com qualquer valor, sendo que, aqueles que fazem o treinamento pela primeira vez, não precisam pagar nada.

O Centro Dhamma Santi, que fica em Miguel Pereira, RJ, publicou recentemente bela apostila “Suttas – Palavras do Buddha” com 115 páginas.

Sathya Narayan Goenka informou certa feita que, na Índia, sede do movimento, há uma equipe de tradutores, pesquisando e publicando, aos poucos, os Sutras do Senhor Buddha que se encontram em outras línguas daquele país, não apenas o páli e o sânscrito, mas também o Hindi e outras.

Nossos blogs irão, em doses homeopáticas, divulgar e comentar tais textos.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Darma é Caridade



Estrofe Dármica

Antonio Carlos Rocha*

Budismo Altruísta
Enfatiza Caridade
Amor Incondicional
Nirvana Qualidade.



quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Cultura da Bulgária



Mitologia Búlgara

Antonio Carlos Rocha*


Neste momento difícil a presidenta Dilma deve pedir proteção aos Nari. De acordo com a antiquíssima Mitologia da Bulgária, seu país ancestral, Nari são os Espíritos das crianças falecidas que se tornam pássaros. E os pássaros embelezam a Natureza.

Ritual: ouça gravações, assista vídeos de cantos de pássaros que trazem boa sorte, compre alpiste e espalhe pelos jardins da Granja do Torto e Palácio da Alvorada e coloque potinhos com água para eles beberem.

Na parede de seu gabinete, no Palácio do Planalto coloque a foto, desenho ou pintura de um pássaro. Em sua carteira de documentos idem...

Faça preces e orações agradecendo as proteções. Faça Caridade.

sábado, 7 de novembro de 2015

Poesia do Espírito Engels



Estrofe de Engels

Antonio Carlos Rocha

“Proletários de todo o mundo
Oremos
Assim também
Venceremos”.

(*) Friedrich Engels (1820-1895), fazia muita caridade, ajudou financeiramente a família Marx.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Buda El Cantare



Ciência da Felicidade em Bodh Gaya


A linhagem japonesa espiritualista Ciência da Felicidade que pratica um Budismo Contemporâneo, mediúnico, tendo como origem o Buda El Cantare, um Buda da antiguidade construiu um Santuário de Oração em Bodh Gaya, Índia, a cidade onde o Buda Sakyamuni atingiu a Iluminação. O local é freqüentado por centenas de pessoas, vê-se na foto, revista Happy Science, nº 203, 2011.

Fundada em 1986, esta corrente está em rápido crescimento, presente em vários países. Tem muitas obras de caridade na Ásia e África, usam roupas comuns. Os monges e monjas podem casar, construir família e também vestem-se com roupas comuns. Só na hora das Cerimônias usam uma pequena estola em torno do pescoço.

O Patriarca é o médium, escritor e palestrante Ryuho Okawa, já publicou mais de 1900 livros em diversas línguas, já vendeu mais de 100 milhões de exemplares em todo o mundo e só no Brasil tem mais d 20 volumes editados. Formado em Administração de Empresas na Universidade de Tóquio, fez pós-graduação na Universidade Cidade de Nova York, USA.

No Brasil tem templos no Rio, Londrina, Campinas, Capão Bonito, Sorocaba, Santos, Jundiaí. Na capital paulista tem 4 templos, a sede fica em Vila Mariana, onde semanalmente realizam retiros, seminários, grupos de estudos e afins. Pode-se pernoitar no local, desde que se informe com antecedência.

Seu último livro em nosso idioma são mensagens psicografadas de Buda, Jesus, Moisés e Maomé.


domingo, 18 de outubro de 2015

Mindfulness



Estrofe Satipathana

Antonio Carlos Rocha

Recomendação no
Horário de Verão
Reflita bastante
Fale com atenção.

Comentário:

Satiphatana é o texto canônico onde o Buda ensina a prática da Plena Atenção, popularmente conhecida em inglês como “mindfulness”.

Em língua páli, a língua que o Buda falava no século 6 antes da era comum, ou antes de Cristo, o termo também pode ser “bhávana” ou cultivo.

Cultivo da atenção, atenção tem o sentido de cuidado, de amor incondicional, que não espera nada em troca.

É conhecida ainda como Vipássana, Vipasyana, Anapana.

 


domingo, 11 de outubro de 2015

Poesia Dhammapada



Estrofe Dhammapada*

Antonio Carlos Rocha

Sonho Budista
Plena madrugada
Acordei lendo o
Dhammapada.

(*) O Dhammapada = O Caminho da Virtude é um dos textos mais importante do Budismo. Palavras atribuídas ao próprio Buda Sidarta Gautama, século VI antes da Era Comum = antes de Cristo.

Em português temos várias traduções. Escolha uma, se não tiver na livraria habitual que você frequenta, encomende que logo chega. 



sexta-feira, 25 de setembro de 2015

sábado, 12 de setembro de 2015

Poesia Dármica



Estrofes Búdicas Populares – 14

Antonio Carlos Rocha*

Kwan Yin Querida
Amada 23ª forma
Impede os perigos
Proteção é norma.

De acordo com o Calendário Budista Anual, ver


a data 11/09/15, é dedicada ao “Dia da 23ª Forma de Guan Yin que nos protege contra os ladrões e assaltantes”.

No Budismo, quando alguém é assaltado, sabe-se que o assaltado está pagando um carma negativo do passado, está saldando uma dívida desta ou de vidas anteriores.

Claro que o assaltante vai sofrer mais adiante as conseqüências desta sua atitude ultranegativa, pois um dos preceitos do Buda Sidarta Gautama é não se apoderar de nada que seja de outra pessoa. Nada = nem coisas, nem pessoas, nem objetos.

É clássica a história de um monge que estava meditando em uma caverna, chegou o ladrão e roubou os pertences do eremita. Abrindo os olhos ele viu o meliante afastando-se. Então o asceta levantou-se, pegou o manto que vestia, foi até a entrada da gruta e gritou:

- Ei, você pode também levar isto.

Surpreso o malfeitor virou-se, viu o manto amarelo, ficou envergonhado, colocou os pertences que havia roubado no chão e foi embora cabisbaixo.




















quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Quadras Budistas Orantes



Estrofes Búdicas Populares, 13

Antonio Carlos Rocha

Querida e amada Kwan Yin
Abençoa nossas profissões
Protege, consola, conforta
Nossas prósperas colocações.

Comentário:

Hoje, 10/09/15m no Calendário Budista é o Dia da 22ª forma de Kuan Yin que abençoa os nossos trabalhos. Vamos pedir que esta Deusa da Misericórdia Budista esteja sempre conosco no local em que trabalhamos, para que possamos levara bom termo as nossas vocações profissionais.

São várias formas de se escrever: Kuan Yin é em mandarim, poderosíssima Senhora considerada a matriz geradora de todos os Buda, e quem é essa matriz? É a Energia da Compaixão, da Bondade, da Caridade.

Tara é em tibetano e tem o maravilhoso mantra: “Om Tare Tutare Ture Soha”, louvor à Tara, Homenagem à Tara, Reverência à Tara para nos orientar em todos os Caminhos do Bem. Orientar porque nem sempre é fácil seguir a trilha do Bem. É um Caminho, por vezes, árduo e pedregoso, com muitos obstáculos. Mas ela sempre limpa a área.

Em tibetano também é Avalokiteswara ou Avalokitesvara que aparece na condição masculina. Alguns chamam de Avalokita. “Aquele que acolhe os sofredores e transforma os sofrimentos em alegrias”.

Em vietnamita chamam de Guan Yin e o propósito de Bênçãos é sempre o mesmo, ajudar os praticantes.

No contexto do Ocidente podemos dizer que esta Energia manifesta-se na forma de Nossa Senhora, Maria.

O Budismo informa que ela provém de um Céu onde existem 33 Deus principais e ela é um deles ou delas. Cada forma tem uma ou mais funções.


quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Quadras Búdicas Devocionais



Estrofes Búdicas Populares – 12

Antonio Carlos Rocha

Oremos, Meditemos
Dia de Leitura Orante
Venerável Sutra Lótus
Reflexão Confortante.

Comentário:

Hoje, 09/09/15, de acordo com o Calendário Budista é p Dia de Leitura Orante, Leitura Meditante, para todos os textos canônicos do Budismo e, em especial, do Sutra Lótus.

Podemos começar com a tradicional fórmula de reverência ao Buda, ao Darma (Doutrina) e à Sanga (fraternidade entre os discípulos monges e leigos, monjas e leigas.

Recomenda-se cantar ou recitar os mantras, os sutras das liturgias, tendo consciência de que, cada sutra é um momento meditacional, oracional, para fazermos as nossas preces de agradecimentos aos seres Espirituais que compõem este maravilhoso caminho.

Uma reflexão diante da natureza, contemplando o Ecossistema, ou uma contemplação em frente a uma imagem de Buda é bem salutar. Como se fosse um “teatro” interior, podemos conversar com a imagem, mediante a Fé.

Na verdade, tudo tem vida, mesmo que a imagem seja industrializada, ali tem vibrações dos operários que a fizeram, dos comerciantes que revenderam, do artista ou artesão que fez o desenho ou a escultura.

E quando agradecemos, englobamos todas essas pessoas.


terça-feira, 8 de setembro de 2015

Maria Kanon passa na Frente.



Estrofes Búdicas Populares, 11

Antonio Carlos Rocha

Hoje é dia de Lucidez
E Compaixão
Resumo do Sutra Lótus
Rimando Coração.

Comentário:

Hoje, 08/09/15, no Calendário Budista é o “Dia de Lucidez e Compaixão que constituem o resumo do Sutra Lótus”.

Este artigo encontra-se no final da edição espanhola e é um alerta de sabedoria que nos leva ao discernimento, propostas do Darma para a vida diária.

A meta final é que todos os seres humanos se convertam em Budas, descobrindo que já são. Quem proclama este ensinamento é o Buda Eterno, que existe desde sempre e para todo sempre, é o Absoluto.

Podemos dizer que o Budismo é um Caminho de autocrescimento e autorealização humanas eo enfoque é a Contemplação e a Benevolência. Contemplação nos leva à Meditação, preces, mantras e a Benevolência vai nos levar à Bondade e à Caridade.

O Budismo é a Arte de não exagerar em nada. Caminho do Meio evitando-se os extremos.

É nesse artigo que lemos sobre “Maria Kanon, mãe de Misericórdia” (pág. 415), síntese da Virgem Maria com a Deusa Budista da Infinita compaixão Kwan Yin.

Maria Kanon passa na frente !

(*) edição espanhola, 2009, El Sutra del Loto, Salamanca/Tókyo.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Dharanis Expandem-se pelo Cosmos



Estrofes Búdicas Populares – 10

Antonio Carlos Rocha

Bodhisatva Sabedoria Completa
Prática para Contemplar
Meu Amigo Amizades
Dicas para Meditar.

Comentário:

Hoje, 07/09/2015, no Calendário Budista, é o “Dia do Sutra Prática para Contemplar o Bodhisatva Sabedoria Completa”; é um dos últimos textos do Tríplice Sutra Lótus, já na terceira parte.

Enfatiza a Contemplação, o Silêncio, a Percepção. Quanto mais vai se completando a Sabedoria nossa, vamos falando pouco. Só o necessário, a Compreensão vem através da Intuição.

O Espírito de Muitas Luzes chamado Sabedoria Completa é um Amigão, chame-o, invoque-o, ele vai gostar de te ajudar ou ajudar outra pessoa que você peça.

Mas, alguém pode perguntar ... ele vai doar Sabedoria ? Claro que não, ele vai doar “dicas para Meditar” como diz o texto da estrofe e a Meditação nos levará à Contemplação e ao Estado de fazermos importantes Amizades Espirituais.

Na página 384* o Sutra informa que mediante a prática podemos, ao recitar os dharanis (mantras) multiplicá-los, infinitamente, levando para todo o universo a mensagem do Sutra.

Por exemplo, quando recitamos “Bodhisatva Sabedoria Completa que o seu exemplo de Vida Espiritual abençoe todo o cosmos”. Isso é propagado pelos Devas do Vento, Espíritos que cuidam da atmosfera.

(*) El Sutra del Loto, edição espanhola, Kosei Publishing.


domingo, 6 de setembro de 2015

Estrofes Búdicas Populares



Estrofes Búdicas Populares – 9

Antonio Carlos Rocha*

Dia da Terceira Parte
Refletir o que lemos
Tríplce Sutra Lótus
Gratidão Buda temos.

No Calendário Budista, hoje, 06/09/2015, a recomendação é lermos, relermos, trelermos as Escrituras Sagradas e refletirmos sobre os seus ensinamentos.

Uma boa técnica de treinamento é guardarmos um caderno especificamente para a cópia do Sutra, de preferência com lápis e assim escrevemos, reescrevemos, copiamos, recopiamos as letras búdicas.

É sinal de muito e abençoado mérito. Pode ser só para nós, mas também podemos dedicar tanto a leitura, o estudo e a cópia para uma pessoa à distância.

Nesta terceira parte há uma prece muito bonita, vejamos um trecho: “Os Budas, os grandes Bem-Aventurados, permanecem neste mundo para sempre. A causa dos impedimentos de meus carmas, apesar de que creio nos Sutras do Budismo Mahayana, não posso ver claramente aos Budas. Agora me recolhi aos Budas. Tenha a Bondade, Buda Sakyamuni, Onisciente de ser meu protetor. Manjusri, possuidor de grande compaixão, com tua sabedoria tenha a bondade de conceder-me o ensinamento da pureza dos Bodhisatva. Maitreya, sol do grande e supremo perdão, tem compaixão de mim e permita que eu receba os ensinamentos dos Bodhisatvas. Budas de todas as direções, tenham a bondade de revelar-se e dar testemunho de mim. Bodhisatvas todos ! Chamando a cada um por seus nomes, tenham a bondade, grandes dirigentes supremos de proteger a todos os seres viventes e ajudarnos (...)”.

- pág. 397, Tríplice Sutra Lótus, edição espanhola, da linhagem Risho Kossei Kai:  


segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Futebol Darma



Futebol também pode ser Caridade

Uma pena a vaia que Ronaldinho Gaúcho (Fluminense, RJ) recebeu no jogo de ontem; ele já nos deu muitas alegrias. É preciso levar em conta a idade dele.

Mas ... alguém perguntará ... e o que isso tem a ver com o Budismo. Tem a ver e muito, respondemos. Buda sempre recomendou Caridade em todas as situações.

Em tempo, não sou torcedor do Fluminense, mas do Gama-DF.

Bênçãos Búdicas para o Ronaldinho, que no RS realiza um belo trabalho de Assistência Social – Caridade.


domingo, 30 de agosto de 2015

Literatura Theravada



A Roda da Felicidade


“Por estas razões, ele é chamado o Abençoado: ele não tem vestígios de impureza, ele é, por seu próprio esforço, absolutamente iluminado, ele é dotado de conhecimento e força de caráter para tornar esse conhecimento eficaz, ele passou da roda do sofrimento à da felicidade, ele visualizou os vários estados da existência, mais do que qualquer outro ele é capaz de estimular os homens – desde que a vontade esteja pronta – a continuar sua busca, ele é mestre dos homens e daqueles que tiveram acesso ao mundo mais feliz dos deuses; por estas razões, ele é chamado o Buda, o abençoado”.

- página 65, editora Zahar, 1977: “O Caminho de Buda”, H. Saddatissa (monge tailandês, já falecido, que viveu muitos anos na Inglaterra, no século XX, foi professor do Venerável Vipassi, que esteve alguns anos em Santa Teresa, RJ, na antiga Sociedade Budista do Brasil).

- Saddatissa cita “muitos lugares do cânone budista: Angútara Nikaya, Vinaya Pitakka, Digha Nikaya, Majjima Nikaya, Samyuta Nikaya.

domingo, 23 de agosto de 2015

Louvor ao Buda Primordial



Budismo Esotérico Primordial

“Buda Vairochana (sânscrito: aquele que é como o sol) = personificação do Dharmakaya; identificado com o Adi-Buddha, ou Buda Primordial. Tem particular importância no Budismo Esotérico.

“Dharmakaya (sânscrito: corpo do Darma, corpo da Grande Ordem) = a natureza do Buda, que é idêntica à realidade transcendental. A unidade do Buda com tudo o que existe.

“Escola Esotérica ou Tântrica; em chinês Mi-tsung, literalmente “Escola dos Segredos” – no Japão conhecida como Shingon - , baseia-se no Maha Vairochana Sutra; a recitação de mantras, o uso de mudras e mandalas e as “cerimônias de permissão” são elementos importantes de sua prática.

“Esta Escola foi praticada na corte imperial durante as dinastias Tang (618-907), Yuan (1206-1341), Ming (1368-1627) e Qing (1644-1911)”.

- trechos do ótimo livro “Budismo: Conceitos Fundamentais”, do Mestre Hsing Yun, editora Cultura/BLIA – Associação Internacional Luz de Buda.

- Agradecemos de coração ao Buda Primordial por nos permitir o estudo, a pesquisa e a prática destes maravilhosos ensinamentos.

Namu El Cantare Om Buddha Maha Vairochana = Eu me Refugio no Buda El Cantare, Buda Primordial, Buda Criador do Universo Infinito !

Lembramos que no Budismo, podemos e devemos falar em plural: Budismos Esotéricos Primordiais.

sábado, 22 de agosto de 2015

O Sol que Abençoa a PL



Omitamá Sagrado


Ontem, (e todo dia 21 de cada mês) é considerado na PL o Dia do Agradecimento. É uma data tão importante no Japão, disse a Mestra Helena (Igreja Botafogo-RJ), que os praticantes da Perfect Liberty se confraternizam como se fosse um aniversário e muitos se cumprimentam com o tradicional parabéns.

Na verdade, temos muito que agradecer. Manifestar sempre a Gratidão.

É comovente presenciar as vivências de antigos e novos peelistas, alguns levam a assistência às lagrimas.

Sempre que vou lá, carrego minhas baterias espirituais. O Omitamá da Igreja é Sagrado, foi abençoado pelo Patriarca OshieoyaSamá que veio da Terra do Sol Nascente.

Isso mesmo, Omitamá é o símbolo da PL, é um Sol com 21 raios. Ali estão imbuídos os antepassados e descendentes da PL em todo o mundo, bem como seus feitos maravilhosos.

E alguém pode perguntar: “E os deméritos?” Na PL nós chamamos de Obra Divina, os malfeitos são devidamente tratados mediante o carma de cada um, que aos poucos vai sendo amenizado.

E a percepção que tive ontem é que a Vida Artística que a PL fala tanto, é a Vida Iluminada, a Vida Búdica. Ora, Arte é beleza, então precisamos ter uma vida onde a Beleza predomina. E uma das grandes belezas é amarmos o próximo como a nós mesmos.

Outro item que foi falado é conversarmos com o Sol, conversarmos com Deus, conversarmos com Mioyaookami, o Deus Criador na PL Kyodam, a Sanga PL, a Comunidade PL. É deveras uma experiência muito importante.


sexta-feira, 21 de agosto de 2015

EspiritualiZen os Partidos



Verde Esotérico do PSB


Que bom, leio no sáite nacional do meu partido PSB que, recentemente, na região do Triângulo Mineiro, filiaram mais de 100 pessoas. Aos poucos o partido que tem nas origens, Julião, o histórico fundador das Ligas Camponesas vai crescendo.

Contemplando o símbolo do Partido, observei que a pomba da Paz, pintada belamente por Picasso (e temos aí a referência de que é um Partido que nos lembra a importância da Arte, em sua Bandeira), tem um ramo verde da planta Oliveira, considerada por muitos como uma Árvore Sagrada.

Na Bíblia são várias as referências à Pomba Branca e a este ramo de Oliveira.

Esotéricos informam que desde os períodos Paleolítico e Neolítico encontramos indicações da importância deste arbusto. Nutrientes os mais diversos.

E, literariamente falando, vamos encontrar no clássico Eneida, de Virgílio (70-19 aC), a declaração: “E com um ramo de oliveira o homem se purifica totalmente”.

Então, que este Verde Esotérico, magneticamente falando, Energize mais e mais boas pessoas para que possamos fazer uma boa caminhada rumo a um País melhor.

Pesquise na web e você vai ficar sabendo da Chama Verde, que é um auxílio-presente dos Seres Divinos para os Humanos poderem manipular Ondas de Luz para tratamentos, concentrações, canalizações e demais procedimentos com vistas a um bem viver.

E, quem não gosta de azeitona, azeite e afins em uma boa salada?

Este é o PSB Zen !



segunda-feira, 20 de julho de 2015

Budismo é Ecologia



Amigo e Irmão Rinoceronte


Leio hoje, 20/07/2015, na revista on line Oásis = www.brasil247.com.br

que o último rinoceronte branco, macho, encontra-se em uma reserva do Quênia, vigiado 24 horas por guardas armados, pois tem o perigo dos caçadores que querem mata-lo para vender o valioso chifre, a pele etc.

Logo hoje que é o Dia do Amigo e Dia Internacional da Amizade. Então envio um forte abraço de apoio e solidariedade a este irmão e amigo.

Budismo é Gratidão e quero neste momento agradecer a ele Rinoceronte, agradecer à Natureza, agradecer ao Ecossistema e digo para ele à distância, os Espíritos do Vento por favor se encarreguem de transmitir a ele esta prece:

“Amigão, você é muito importante no âmbito do equilíbrio ecológico, infelizmente a espécie humana é predadora. O Senhor Buda fala que tudo é impermanente, todos nós, assim você quando desencarnar e espero que demore muito, vai descansar um pouco no seu plano espiritual específico e depois vai reencarnar/renascer, talvez em outra forma, da cadeia evolutiva. Admiro vocês rinocerontes, desde criança, quando aprendi a ler e me divertia com Monteiro Lobato e o personagem Rinoceronte Quindim. Que o Senhor Buda Primordial , todos os Anjos Bodhisatvas e Espíritos de Muitas Luzes abençoem vocês do Reino Animal (encarnados, desencarnados e os que estão em vias de renascer, processos de gestação/nascimento). Obrigadão por tudo ! Gratidão ! Valeu !”



domingo, 19 de julho de 2015

Darma Terceiro Milênio



Tathágata

“O termo vem do sânscrito e páli. Tathágata é um Grande Espírito Guia de Luz que habita a oitava dimensão do mundo espiritual. Ele é uma personificação da Verdade Absoluta. Um ser que manifesta amor pelo humanos e os instrui. O vocábulo implica transcendência da condição humana”.

O parágrafo acima está na página 99 do livro “Mude Sua Vida, Mude O Mundo – Um Guia Espiritual para Viver Agora”. Autoria do médium japonês Ryuho Okawa, fundador da linhagem Ciência da Felicidade que nos revelou o Buda El Cantare, nos faz lembrar do hebraico EL SHADDAI que é o Criador Todo Poderoso = Buda Primordial.

Sidarta Gautama, o Buddha, algumas vezes se autodefinia como Tathágata. Acreditamos que nesses momentos ele estava em Estado de Mediunidade e expressava mensagens deste Grande Espírito de Luz.

Tudo evolui, as definições, os conceitos, as línguas, as interpretações. As palavras tomam novos significados. Esta é a proposta do BHS = Budismo Happy Science. E os livros (mais de 1800 volumes) do mestre Okawa constituem um Novo Tripitaka (como milenarmente são conhecidas as tradicionais Escrituras Budistas).

Corações e Mentes abertos para aprendermos o BTM = Budismo do Terceiro Milênio.





sábado, 18 de julho de 2015

terça-feira, 14 de julho de 2015

Meditação nas Areias



Meditação na Praia


Hoje a tarde, visitei novamente o pequeno belo templo da jovem linhagem budista Ciência da Felicidade, que fica no Largo do Machado, RJ.

O monge efetivo do Rio, Carlos Melo (brasileiro que morou 10 anos no Japão e fala fluentemente japonês e inglês), me mostrou o facebook da Happy Science, as fotos do último domingo na Praia do Flamengo. Às 11 horas, cerca de 80 pessoas estavam presentes para a prática.

Convenhamos um bom número de adeptos, simpatizantes e outros passantes.

O próximo evento “Meditação na Praia” será no dia 23 de agosto.

Algumas pequenas livrarias já começam a mostrar nas vitrines os livros do professor mestre Ryuho Okawa, patriarca da instituição. Bancas de jornal também... isso prova que o autor começa a agradar o público brasileiro.

No México e no Peru já tem representação da Ciência da Felicidade e os livros começam a ser publicados.

Saudações Búdicas Primordiais !






terça-feira, 30 de junho de 2015

A Misericórdia de Kwan Yin - 3



O Voto das Mil Mãos e Mil Olhos de Kanon


O título acima tem como base artigo na revista Sukyo Mahikari, uma Filosofia japonês que aproxima Budismo, Cristianismo e Shintoísmo; trabalha com “imposição de mãos”. Foi a Mahikari, em um Seminário, quem me ensinou a observar as estátuas e imagens de Buda fazendo imposição de mãos.

Os famosos mudras, também são formas de imposição de mãos, aplicação de passes, transferências de Energias.

A citada revista é o nº 219, junho de 2015.

Informa o texto que no Japão é comum a imagem de Kanon (ou Kwan Yin) com mil mãos e em cada palma um olho. Simbolicamente significa que esta forma feminina de Iluminção Búdica nos acolhe, consola e conforta em todas as situações e os olhos indicam que Ela, com o olhar nos protege 24 horas sem parar.

O artigo em questão ainda fala em Miroku, que é a pronúncia japonesa do Buda Maitreya, o Buda Futuro, o Buda vindouro.

O mesmo acontece com Ele, tem mil mãos e olhos.

Mas tem um detalhe, esclarece o autor da matéria, que é o Patriarca da Instituição, significa que nós também podemos e devemos ser uma destas mãos e olhos no sentido de fazermos caridade, de ajudarmos o próximo.

Cuidarmos sempre que possível do próximo.

E o Voto que tanto Kanon quanto Miroku fizeram foi de ajudar os seres vivos e todas as situações.