segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O Começo do Fim

Certa feita, li em uma prestigiosa revista espírita, a entrevista de uma conceituada médica espírita. Ela contou que uma vez perguntou ao espírito Emmanuel, através da mediunidade de Chico Xavier se ia haver mesmo esse tal de apocalipse, de fim de mundo?

E o iluminado Emmanuel: “Quando começarem as notícias de pais matando filhos e vice-versa. Então será o começo do fim...”.

Lamentavelmente estamos vendo hoje absurdas notícias de pais e filhos se matando. Adultos maltratando crianças em tenras idades... Então o fim está próximo. É bem verdade que isto sempre existiu na história desta conturbada humanidade, mas não com a intensidade como estamos vendo hoje.

Não sabemos se a espécie humana será auto-erradicada de todo, da face da Terra. Os espíritas falam que vivemos em um planeta de provas e expiações e que estes tempos de provações servem para depurar os espíritos encarnados.

A espécie humana inventou coisas boas, mas também escravidão, exploração de uns poucos privilegiados sobre uma imensa maioria de deserdados da sorte, bomba atômica, poluição etc penso que a espécie humana não vai fazer falta nenhuma. Já vamos tarde... todos nós...

Budisticamente e cientificamente, a vida é infinita, todas as espécies que compõem o ecossistema respeitam-se. A espécie humana, cada vez mais, verifico que não faz parte deste ecossistema, realmente, veio de fora...

Quem pensa que a espécie humana é o centro da vida no planeta ou que é importante, está equivocado e influenciado pelo antigo e ultrapassado conceito de antropocentrismo. Já era...

O ecossistema terráqueo vai continuar sua vida feliz, sem a espécie humana.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Espiritismo e Política

Um livro ótimo de Geziel Andrade, Capital E Trabalho À Luz Do Espiritismo, editora Eme, 1994, 150 páginas. O autor é economista, com mestrado pela PUC-SP e doutorado pela FGV-SP.

“Allan Kardec deixou-nos um trinômio que permite a constituição de uma nova ordem social pela qual prevalecerá o mais absoluto progresso da humanidade: liberdade, igualdade, fraternidade.

“A fraternidade resume todos os deveres dos homens, por significar devotamento, abnegação, tolerância, benevolência e indulgência. A fraternidade é a caridade evangélica aplicada no convívio social, levando o homem à felicidade. Sem fraternidade não existirá nem igualdade nem liberdade.

“Aplicando esse trinômio, abolimos a prática das desvirtudes anti-cristãs e fazemos imperar a confiança mútua, a justiça e o intelecto apoiado nos ensinamentos de Jesus”.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Ismael - Guia Espiritual do Brasil

Os kardecistas afirmam que Ismael é o Guia Espiritual do Brasil, em uma linguagem católica, Ismael é o Anjo da Guarda do Brasil. O cargo foi outorgado pelo próprio Jesus, que é o governador do planeta.

Maiores detalhes o leitor encontra no livro Brasil, Coração Do Mundo, Pátria Do Evangelho, de autoria do espírito Humberto de Campos, através da psicografia de Chico Xavier, publicado pela Federação Espírita Brasileira, 214 páginas, 33ª edição, 2008. A primeira edição saiu em 1938.

A Bíblia afirma que Abraão era casado com Sarah, e esta não lhe dava filhos, então o Profeta Abraão deitou com a escrava egípcia Agar que lhe deu o filho Ismael. Mas, logo depois, Sarah ficou grávida. Então o profeta enviou a escrava e o filho para o vale árido do Becá, nascendo aí o povo árabe.

O Alcorão informa que Ismael é um dos Profetas do Islã.

Quem quiser consultar as fontes sagradas sugerimos:

- Bíblia de Estudo Pentecostal, Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 1997.

- Alcorão Sagrado, Otto Pierre Editores, 1980. (a tradução foi feita diretamente do árabe por Samir El Hayek; apresentação de S.E. Dr. Abdalla Abdel Chakur Kamel, diretor do Centro Islâmico do Brasil e coordenador dos Assuntos Islâmicos da América Latina).

Prece Espírita: Respeitosamente e reverenciosamente, rogamos ao ser espiritual Ismael que inspire os eleitores brasileiros a elegermos melhor os políticos, homens públicos e mulheres públicas. O sistema eleitoral nacional é muito falho e permite toda sorte (azar nosso) de mazelas; as altoridades (ganham altos salários em comparação com os velhinhos e velhinhas do INSS e também em comparação com o salário mínimo) precisam ter mais decência e dignidade, mais virtudes.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Na França, isso é crime

À Diretoria da Amast e pessoal relacionado:

O Jornal do Brasil de hoje, 20.11, Cidade, A15, publica artigo da diretora da Amast, Heloísa Pires Ferreira, cuja transcrição, na íntegra, é feita a seguir.

ARTIGO
Na França, isso é crime

SOCIEDADE ABERTA

Heloisa Pires Ferreira
DIRETORA DA ASSOCIAÇÃO DE
MORADORES E AMIGOS DE SANTA TERESA (AMAST)

Em artigo publicado neste espaço, o procurador do estado e professor José Vicente dos Santos emitiu parecer defendendo a liminar obtida pelo Hotel Santa Tereza no plantão judiciário, com a qual amordaçou o sagrado direito de manifestação popular.
Como integrante da diretoria da Amast, escolhida em eleição direta pelos moradores do bairro, devo esclarecer que, no caso do Hotel Santa Teresa, a justiça não teve a oportunidade de ouvir aqueles que sofrem com a perturbação da ordem pública provocada pelo proprietário do Hotel Santa Tereza ao realizar eventos.
Além do barulho excessivo em horas impróprias, há excesso de veículos e estacionamento irregular sobre calçadas, prejudicando a qualidade de vida dos moradores.
O atual proprietário do Hotel Santa Teresa, caso estivesse em seu país - a França - seria impedido de realizar as obras de modernização no imóvel, desrespeitando, claramente, a lei que rege o tombamento pelo Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural). A Amast denunciou seguidamente as agressões ao imóvel, mas, infelizmente, não encontramos eco no órgão municipal responsável pela autorização da obra.
Na França, as intervenções realizadas jamais seriam possíveis. Aqui, o prefeito é recebido para jantar pelo proprietário responsável pela descaracterização do imóvel tombado. Então, realmete, é difícil obter sucesso numa demanda popular, que tenta proteger o patrimônio, que não é da Amast, mas de toda a população de nossa cidade.
Os fatos, se analisados à luz do direito, são inequívocos. Por isso, é muito difícil entender como a Justiça - que respeitamos e à qual nos submetemos - pode acatar um pedido que cala nossa voz. Nossa representatividade está no apoio que temos dos moradores de Santa Teresa. Considerando que o ônus da prova é do acusador, quem diz que não temos representatividade, deve prová-lo. Não atuamos em causa própria. Lutamos por bens comuns, pela preservação de nosso bairro, pelo respeito à nossa história, pela qualidade de vida dos moradores de Santa Teresa. Entendemos que, se o bairro é nosso, a luta é nossa. Somos todos voluntários. Não há interesses pessoais, mas coletivos. Desafiamos o acusador a provar o contrário.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

"Zigoto é vida humana"

Mais de 1 milhão de pessoas, na Espanha, já assinaram o Manifesto de Madrid contra o aborto. A lista iniciou como um movimento de cientistas, acadêmicos, especialistas nos campos de genética, embriologia, medicina, biologia, histologia, antropologia e filosofia, mas agora expandiu-se para diversos setores da sociedade.

Com base em argumentações científicas, o manifesto “defende a vida humana em seu estágio inicial, embrionária, fetal e rejeita a sua instrumentalização a serviço de grandes interesses econômicos e ideológicos”.

Mônica López Barahona, consultora na área de bioética das Nações Unidas e diretora acadêmica do Centro de Estudos Biossanitários afirma: “O zigoto é vida, é vida humana, é um indivíduo único da espécie humana. Ele tem os mesmos direitos que qualquer outro indivíduo da espécie humana. Por este motivo, entrar em certas definições de termos não é aceitável, se pertence ou não à espécie humana segundo o número de células que tenha ou os quilos que pesa”.

A notícia acima está no boletim semanal Serviço Espírita de Informações, de 15/08/2009, nº 2159, http://www.lfc.org.br/sei de lá tem o link para a matéria na Espanha.

Este blog – claro – é contra o aborto.

sábado, 22 de agosto de 2009

Notícias da Amast

MORADORES DE SANTA TERESA E FAMÍLIA DE ANDREA
PROMOVEM ATO PÚBLICO NO BAIRRO

A Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa (Amast) e a família da professora Andréa de Jesus Resende, morta no acidente com o bonde no último domingo, realizam ato público amanhã, dia 23, às 11h, na oficina dos bondes, no bairro.

A Amast e a família de Andréa querem chamar atenção da sociedade para a gravidade desse acidente que tirou a vida de uma jovem, deixou nove pessoas feridas e, até agora, não teve uma manifestação oficial do governo estadual, responsável pela gestão do sistema de bondes de Santa Teresa.

Esse acidente que, infelizmente, teve uma vítima fatal, soma-se a outros de menor gravidade, mas que vinham servindo como aviso, há muito tempo, de que uma tragédia poderia acontecer.

O governo estadual não pode dizer que não foi avisado. Nem pode tentar se eximir de responsabilidade, transferindo-a para a gestão anterior, que deu início a essa reforma estapafúrdia dos bondes, até porque a Amast vem denunciando o problema, exaustivamente.

O governo estadual – tanto nesta gestão quanto na anterior – foi fartamente alertado, pela Amast, dos problemas com os novos bondes. Nunca nos ouviu. Agora, precisa se explicar, assumir suas responsabilidades, estabelecer ações de reparo em relação à família de Andréa e às demais pessoas feridas, e tomar as providências necessárias para que acidentes como esse não se repitam.

Ações empreendidas:

A Amast realizou plenária dia 19, reunindo 150 moradores e familiares de Andréa, que exigiram a imediata retirada dos bondes reformados de circulação, e realização de auditoria independente para verificar seu sistema mecânico.

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA─RJ) abriu comissão para investigar a reforma realizada. Engenheiros responsáveis serão convocados para depoimentos.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) já emitiu laudo considerando ilegal o contrato da Central Logística com a T'Trans para reforma dos bondes.

Em manifestação na Assembléia Legislativa (Alerj), dia 20, a Amast obteve, dos parlamentares presentes à sessão ordinária, o compromisso de exigir rigorosa apuração dos fatos.

A Amast exige que o governo estadual assuma suas responsabilidades nesse episódio e que a Central Logística cumpra sua obrigação de, efetivamente, GERIR o sistema de bondes de Santa Teresa, propiciando, desde já, as condições necessárias ao funcionamento e à manutenção dos dois bondes antigos que estão circulando.

domingo, 16 de agosto de 2009

Luto pelo Bairro

A primeira palavra do título deste blog “Bonde” é em homenagem ao aprazível bairro de Santa Teresa, onde circula o centenário bondinho.

Hoje estamos de luto. Uma professora morreu tragicamente e mais nove pessoas estão hospitalizadas, sendo três em estado grave, conforme anunciam os meios multimídias.

A AMAST – Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa esclarece que o acidente envolveu um bonde novo, um táxi e um ônibus. O tal bonde novo é caro e controvertido. É um VLT – Veículo Leve sobre Trilhos, os diretores, desde o último governo de Rosinha Garotinho, questionam as modernidades no setor.

Nossas condolências e sentimentos de dor aos familiares da vítima fatal. Nosso apoio e solidariedade aos feridos.

Estamos em oração pelo pronto restabelecimento e cura dos sobreviventes.

A segunda palavra do título deste blog tem a ver com o livro já resenhado aqui Socialismo e Espiritismo; a citação de Gandhi, também publicada e nossa vinculação ao PSB – Partido Socialista Brasileiro.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

A Esquerda e a Ecologia

No último dia 27/07/09, militantes e simpatizantes do PSB-RJ-Zona Sul, reuniram-se para traçar algumas metas e dinamizar o partido.

Uma das boas sugestões foi realizarmos um encontro para discutirmos sobre Meio-Ambiente e Sustentabilidade, boa dica de um companheiro professor de Biologia.

Ao longo das décadas, temos refletido que, nossa querida Esquerda, incluindo outros partidos, com todo o respeito, tem dificuldade de abordar esta área tão atual e importante.

Falar de Ecologia implica em falar de alimentação natural, saúde, transgênicos, transnacionais, produtos orgânicos, vegetarianismos, macrobiótica, veganos, poluição, consumismos e afins. E, convenhamos, muitos dos nossos esquerdistas, em qualquer partido, pensam que isto é coisa de alienado. Ao contrário, é tema dos mais básicos, o que está em risco é a espécie humana.

Em boa hora o PSB-RJ-Zona Sul abordou o tema, parabéns !

domingo, 12 de julho de 2009

Ogivas Nucleares

Onde estão? Quantas são?

O semanário budista Brasil Seikyo, nº1994, 04/07/09, informa:

“EUA – 10 mil ogivas
Rússia - 5 mil ogivas
França – 350 ogivas
Grã-Bretanha – 200 ogivas
China – 200 ogivas
Israel – entre 100 e 190 ogivas (mas o governo nega)
Índia – 110 ogivas
Paquistão – 110 ogivas
Coréia do Norte – 10 ogivas

Esclarece o jornal: “Uma única bomba nuclear pode, se lançada hoje, matar cerca de 4 milhões de pessoas”.

Oremos pela paz mundial, pedem os budistas.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

A Astrologia e o Senado Federal

Sinal (ou final?) dos tempos.

O astrólogo André Leôncio, em seu artigo no jornal Pôr do Sol, julho de 2009, nº 15, vide www.jornalpordosol.com.br afirma:

“O trânsito de Plutão nos próximos 10 anos é, na linguagem astrológica, um aviso para que saibam que todas as instituições no mundo inteiro serão desmascaradas uma por uma, (olha a porrada que acabamos de tomar às vésperas da nova década, com a crise americana) em um processo infernal de revelação das suas mazelas para posterior eliminação e transformação dos paradigmas. E no mapa astrológico do Brasil está acrescido uma posição de expurgo sobre o parlamento, a câmara, o senado, de onde temos que nos preparar para uma fase de enxurradas de revelações sobre trapaças e hipocrisias até situações limites que podem ocorrer diante dos impasses que também podem ocorrer”.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Atitude Adolescente

Algumas pessoas, equivocadamente, dizem que a culpa do atual estado de coisas no Congresso Nacional é do presidente Lula.

Me parece uma atitude adolescente, colocar a culpa no pai, quando algo não vai bem.

Os problemas no Senado Federal e demais casas legislativas são antigos, logo, não misturemos as estações.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

64 continua

“A vida de Leonel Brizola é a prova de que o golpe de 64 ainda continua com o governo Lula”.

Quem afirma, em artigo na revista Caros Amigos (nº 139, out/08) é o escritor, jornalista e sociólogo Gilberto Vasconcellos, autor do livro Depois de Leonel Brizola. E continua:

Em 1945 Brizola era mais lúcido politicamente do que um gênio cinqüentão como Oswald de Andrade, percebeu a cilada (montada pelo imperialismo americano) das liberdades democráticas.

A progressão do imperialismo cada vez mais mediocriza os presidentes. Vide o Palácio do Planalto de 1964 para cá. A banalização do presidente é deprimente. O bacana deixa o Palácio depois de 4 anos como se estivesse saindo de um programa de auditório. Acabei, mãe !

É ou não é chanchada ver um FHC debruçado num caixa eletrônico do banco Santander? Ou Lula pegar seu boné e ir para São Bernardo jogar sinuca com birita? Brizola era de outra estirpe, à Salvador Allende.

Eis a definição lapidar de Brizola sobre 1964: “Um golpe de interesses americanos com tropas brasileiras”.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Produtos Orgânicos

Outro dia assisti, na TV, um excelente anúncio incentivando o consumo de alimentos orgânicos. Ambientado em uma feira popular, o cidadão corre da chuva e procura abrigo em uma barraca de frutas. E, naturalmente, o moço do reclame começa a saborear suculenta maçã.

Parabéns ao Ministério da Saúde. É a primeira vez que vejo uma propaganda veiculada na TV propondo à população o uso de alimentação saudável. Com esta medida, o Brasil lucrará.

Valeu Ministro !

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Socialismo e Espiritismo

É um ótimo livro. No Brasil temos duas traduções. A primeira foi feita por Wallace Leal V. Rodrigues. O prefácio é do falecido deputado do PMDB, Dr. Freitas Nobres, publicado pela Casa Editora O Clarim, de Matão, SP, em 1982. São 152 páginas.

A segunda tradução esteve a cargo de Renato Zanola e Denise Villas Boas, 260 páginas, há uma série de fotos e 107 notas explicativas. Saiu com o timbre das Edições CELD, que fica em Bento Ribeiro, no RJ.

O autor, Leon Denis (01/01/1846-12/03/1927) era maçom, professor de filosofia e um entuasiasta do Espiritismo. Era amigo de Allan Kardec (03/10/1804-31/03/1869).

Diz Leon: “Espiritismo e Socialismo estão ligados por laços estreitos, pois um oferece ao outro o que lhe falta, ou seja, os elementos de sabedoria, de justiça, de ponderação, as grandes verdades e o nobre ideal sem os quais ele corre o risco de se tornar impotente ou de sucumbir na anarquia.

“Para nós, o Socialismo é o estudo, a pesquisa e a aplicação das leis e meios suscetíveis de melhorar a situação material, intelectual e moral da Humanidade”.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Minha Casa Minha Vida

Fiquei muito contente com o programa Minha Casa Minha Vida. Bem sei que construir 1 milhão de moradias não é assim tão fácil, requer tempo e uma série de investimentos, mas é importante e fundamental para a população.

Lembrei quando era criança, no governo Jango, e o meu pai conseguiu dar entrada na prestação de uma casa, através da Caixa Econômica, para pagarmos em 30 anos. Lá em Realengo, RJ, uma casa simples, dois quartos, uma sala, um banheiro e o lote.

Toda a família ficou feliz e aliviada. Meu pai chamava o presidente João Goulart de “papai Jango”. E o alívio da família se refletiu nos estudos dos filhos. As crianças sabem que, se a casa é própria, tudo se torna mais fácil; aos poucos; não tem aquela tristeza de todo mês estar pagando o aluguel, porque eu e minhas irmãs, sabíamos que a casa era nossa e não tínhamos mais que nos preocupar com este quesito, apenas estudar.

Penso, quando se fala em melhoria da educação, este item casa própria também deve estar incluído.

Por essas e por outras, vejo com muitos bons olhos o Minha Casa Minha Vida.

domingo, 14 de junho de 2009

Merquior

“O socialismo-regime está ferido de morte. Mas o socialismo como busca da dignidade e impulso de igualização de oportunidades renascerá regularmente na alma da democracia, para eterno desgosto dos reacionários”. – José Guilherme Merquior.

- jornal católico O Lutador, ano LXII, nº 7, 18 a 24 de fevereiro de 1990.

sábado, 13 de junho de 2009

O PSB e os Frutos do Espírito Santo

Fundado em 1945, com o nome de Esquerda Democrática, já em 1947, adotava a sigla atual. Em 1965 foi extinto pela ditadura. Reencarnou em 1985, e entre outros grandes quadros podemos citar, na primeira fase, Francisco Julião, em Pernambuco, organizador das Ligas Camponesas, e João Teixeira, na Paraíba (do filme Cabra Marcado para Morrer). Na segunda o acadêmico Antonio Houaiss, o ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes e o jornalista Barbosa Lima Sobrinho. Há novos e ótimos nomes, mas fiquemos com estes históricos.

Penso que, na reorganização do Partido Socialista Brasileiro, vinte anos após o fechamento, aqueles que decidiram pelo símbolo da “Pomba da Paz”, do genial artista espanhol Picasso, estavam inspirados não apenas pelos ideais humanitários do socialismo, mas também pelos profundos significados que existem na Pomba da Paz, a Pomba do Espírito Santo, teologicamente falando. Certamente, este aspecto teológico, eles nem pensavam...

O mundo hoje precisa, urgentemente se equilibrar, nas mais diversas áreas, sob pena de mergulharmos todos na barbárie autodestruidora. E para que isso não se verifique sugerimos a proposta da Pomba da Paz.

No Evangelho de Mateus (3:16) o texto diz: “... e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele”.

A pomba é o símbolo que veio anunciar a missão de Jesus. Com todo respeito aos cristãos, afirmamos que a Pomba da Paz de Picasso, que está na bandeira e no símbolo do PSB, veio anunciar a importância do Socialismo para este nosso tempo. Curiosamente, as cores do partido são o amarelo da Luz do Sol, da Luz de Deus e o Vermelho que, bem pode ser, o sangue de Cristo e a cor do manto que ele usava. O lema do PSB: “Socialismo e Liberdade”, também é algo, altamente, teológico. Lembremos novamente de Jesus em João 8:32 “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

A verdade hoje é que o mundo precisa mudar para melhor e esta melhoria vemos no Socialismo, chega de mudar para pior, basta ! E é esta verdade-socialismo que vai nos levar à libertação das violências: violência das filas de madrugada nos hospitais públicos, violência dos transportes caros e ineficientes, fora a violência comum que estamos acostumados a ver diariamente na mídia.

Precisamos de paz interna, dentro de cada um. E paz externa: paz social, paz econômica, paz afetiva, paz política, paz ideológica etc.

Podemos até dizer, lembrando o folclore popular, que o galhinho de árvore, no bico da pomba, é um ramo de arruda, para trazer sorte, boa sorte Brasil !

P (de partido, de paz), S (de sorte, saúde, socialismo), B (de Brasil, bem, beleza). Liberdade, luz.

E neste ano de 2009, para nortear nossa vida rumo ao socialismo, recomendamos a reflexão sobre os “9 Frutos do Espírito Santo” que está na carta do apóstolo Paulo aos Gálatas 5:22 “... caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”.

Eis aí um bom código de ética para 2009 e os anos seguintes... rumo ao socialismo.

- textos bíblicos com base na Bíblia de Estudo Pentecostal, editora CPAD, 1995.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Movimento Popular Socialista = PSB

Construir o Movimento Popular é dever de todo o socialista

Partido Socialista Brasileiro - PSB

Está crescendo a importância do movimento popular dentro do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que só será realmente autêntico, como se deseja, se contar com a participação efetiva dos socialistas interessados e conscientes. O fortalecimento se dará no momento em que os debates atingirem as bases do Partido e, conseqüentemente, do movimento popular.

O surgimento do movimento popular e, em especial, das associações de moradores, se deu em conseqüência das desigualdades sócio-econômicas vigentes, da injusta distribuição de renda nacional, (tanto de salários como indiretas, tais como assistência médica, educação, serviços urbanos etc.), ocasionados pelo enriquecimento de meia dúzia de grandes conglomerados que acontecem hoje por meio de grandes fusões, gerando desemprego e o empobrecimento da maioria da população brasileira.

O Movimento Popular Socialista (MPS) deve proporcionar debates sobre os efeitos de uma política econômica e social injusta e desumana e suas causas, bem como debates com técnicos em habitação, saneamento, educação, saúde, administração pública etc. Neste sentido, entendemos, que o movimento popular tem potencialidades para desempenhar importante papel na construção do senso crítico dos cidadãos.

Temos consciência de que os problemas que enfrentamos só serão resolvidos com a organização, a união, a mobilização e a luta de todos os socialistas em torno do MPS. A consciência não surgirá de uma hora para outra, ela será fruto de um trabalho planificado e da própria experiência adquirida por cada um dos socialistas na luta popular.

É necessário que os filiados que estão envolvidos nos movimentos dialoguem com o Partido. Por isso, cada militante precisa saber em que partido está e o partido precisa saber o militante que tem. De qualquer forma, a formação de perfil e a prática de ações que o partido passa aos seus filiados vai refletir em reprodução partidária na base e forte apelo popular.

Quem pode participar:Todos que atuam junto a associações de moradores, centros e rádios comunitários, igrejas, conselhos municipais, escolas, orçamentos participativos, ONGs, entre outras formas de organização da sociedade.

Neste sentido propomos:
• Organizar o MPS através de núcleos de base, por local de moradia ou por segmento de atuação. • Discutir políticas de atuação do Partido no Movimento Popular e qual o papel do partido frente a este movimento;
• Inserção cada vez maior dos parlamentares socialistas junto ao mais variados segmentos do movimento social;
• Estipular uma política de maior engajamento na luta pela Reforma Agrária – ações junto ao MST e ao MPS;
• Aprofundar a discussão sobre as Rádios Comunitárias.
• Aprofundar debates sobre o Movimento Cooperativista e Associativista;
• Proposição de que, uma vez por mês, em cada município, a Tribuna da Câmara Municipal seja utilizada por um membro do Movimento Popular;
• Regularização e proteção de áreas verdes, com a aplicação de mais verbas e a fiscalização das verbas já destinadas;
• Proposição de lei que obrigue as Prefeituras a realizarem encanamento de água e esgoto e iluminação nos loteamentos populares.
• Ações pela conscientização em defesa e pela preservação da água.• Capacitar e qualificar pessoas com o objetivo de geração de emprego e renda – economia solidária;
• Movimento Popular Socialista deve desenvolver ações que resgatem a auto-estima e a dignidade humana;
• Desenvolver ações concretas para criação de creches comunitárias;
• Que o MPS possa fomentar projetos de iniciativa popular nas instâncias de Poder.

conferir: www.psbnacional.org.br e www.psbrio.org.br

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Pastor Pegou Pesado

“Sob a alegação de respaldo em Salmos imprecatórios, o pastor batista Wiley Drake confessou no programa de rádio Fox News que tem orado para que Deus mate o presidente Barack Obama”.

A informação está no Pavazine, ano 3, nº 105.

http://pavablog.blogspot.com de 09/06/09. De lá tem o link da matéria para os EUA e a fonte: Associated Baptist Press.

O jornalista Pavarini é um dos mais conceituados no espaço evangélico brasileiro, seu blog tem mais de 1 milhão de acessos.

O citado pastor esqueceu-se de uma recomendação de Jesus: “amai os vossos inimigos”.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Din - Din

A se confirmar a notícia veiculada há poucos dias, no ótimo site www.patrialatina.com.br de que o presidente Obama indicou o presidente Lula para ser o próximo presidente do Banco Mundial, um Espírito amigo, que prefere o anonimato, mas foi conhecido político quando em vida comentou:

- Faz sentido o Brasil emprestar antes o dinheiro ao FMI e depois o nosso presidente dirigir o Banco Mundial. É uma espécie de senha.

Din - Din

A se confirmar a notícia veiculada há poucos dias, no ótimo site www.patrialatina.com.br de que o presidente Obama indicou o presidente Lula para ser o próximo presidente do Banco Mundial, um Espírito amigo, que prefere o anonimato, mas foi conhecido político quando em vida comentou:

- Faz sentido o Brasil emprestar antes o dinheiro ao FMI e depois o nosso presidente dirigir o Banco Mundial. É uma espécie de senha.

terça-feira, 9 de junho de 2009

O Corão, a Bíblia e O Capital

O escritor e filósofo francês, Roger Garaudy, foi membro do Comitê Central do antigo PCF – Partido Comunista Francês e se converteu ao Islã, vejamos alguns trechos de sua memorável entrevista ao jornal O Globo, em 19/04/1992:

“Quando recebi o Prêmio Faissal, o Nobel dos árabes, eu disse que entrava no Islã com a Bíblia debaixo de um braço e O Capital, de Marx, no outro. O mundo islâmico me apareceu como característico do Terceiro Mundo. É por uma razão cultural que mudei a minha visão religiosa do mundo. Sou professor de Filosofia, tenho quase todos os diplomas que poderia ter na minha profissão, mas reparei que, aos 45 anos, ignorava a filosofia indiana, a chinesa... Tudo o que não fosse do Ocidente. Eis aí uma mutilação. Sobretudo hoje nessa crise cultural do Ocidente, onde para milhões de pessoas a vida não tem mais sentido. Acreditar em Deus é o mesmo que dizer que a vida tem sentido, qualquer que seja a religião.

“Não há educação mais humana a dar a um jovem do que mostrar que o mundo não é uma realidade toda feita, acabada, mas é como uma obra de arte. Nesse ponto de vista, a arte está muito próxima da religião. Lembra-nos que a vida tem sentido. Arquitetura, arte, dança. Dança é uma maneira de viver, viver de uma maneira criativa. O cinema é uma maneira de informar as pessoas.

“O caso do cinema americano é uma grande infelicidade do nosso século, ao pregar a exaltação da violência, do racismo, a destruição dos índios. Um escritor francês, George Duhamel, dizia que um povo que viva sob influência do cinema americano durante 50 anos está condenado à decadência.

“O cristianismo, como toda religião pede objetivos. O marxismo nos dá meios de análise. Dizer que os dois são incompatíveis é como apontar uma incompatibilidade entre arquitetos e engenheiros, entre ser cristão e muçulmano. Continuo sendo cristão, marxista e muçulmano.

“Minha missão atual, que considero uma vocação, no Islã, é lembrar a dimensão cristã de amor que há dentro do Islã. Esse é o meu papel, agora, e foi algo semelhante que tentei fazer durante 30 anos no partido comunista.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Engels e Jesus

É bem conhecida a frase de Marx (a meu ver, equivocada) de que “A religião é o ópio do povo”.

A reflexão a seguir, de Engels, o grande amigo de Marx, certamente pouca gente conhece:

“Todos os dois, o cristianismo e o socialismo operário, pregam uma libertação próxima da servidão e da miséria; o cristianismo transpõe essa libertação para um além..., o socialismo a coloca nesta terra, através de uma transformação da sociedade” (página 14).

No essencial, a tese de Engels: a prática messiânica de Jesus é realmente uma prática revolucionária, em última análise, uma prática de luta de classes, e somente as circunstâncias históricas impediram que ela terminasse numa transformação real da sociedade.

- Os dois parágrafos acima são do excelente livro Enfoques Materialistas da Bíblia, do jornalista, ex-padre francês, Michel Clévenot, publicado em 1979, pela Editora Paz e Terra.

- Entre outras ele afirma que considera o Evangelho de Jesus como um relato subversivo (página 93) e na página 145: insurreição e ressurreição aproximam-se no social.

sábado, 6 de junho de 2009

Partido Pirata

Foi com bons olhos que li no site www.vermelho.org.br sobre a criação na Suécia do Partido Pirata. Constituído basicamente por jovens, já tem 46 mil filiados. É algo bem representativo em um país que só tem pouco mais de 9 milhões de habitantes. Um dos lemas é “Suécia, Europa, Mundo”.

Especialistas dizem que talvez já consigam, este ano, eleger uma ou duas cadeiras no Parlamento Europeu. Há representações em 40 países e não demora muito a novidade estará por aqui, oficialmente, pois já está na web. É bom não esquecer que os antigos vikings aportaram na Baía da Guanabara e há quem afirme que aquelas inscrições estranhas que tem na Pedra da Gávea são registros da presença dos antepassados suecos, os vikings.

Pelo andar da carruagem, dentro em breve teremos um Admirável Mundo Novo.

No fundo, é o fascínio pelos povos bárbaros, que ajudaram a derrubar o antigo império romano. O império atual que se cuide.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Clube da Bombinha

Nos anos 60 havia uma revista em quadrinhos (não sei se ainda existe) que trazia um simpático grupo de personagens criadores do Clube do Bolinha, onde o lema em destaque era: “Menina não entra”. Isso naqueles cândidos anos da Guerra Fria.

Depois, um grupo musical brasileiro, fez um forró com o estribilho “Quem está dentro não sai e quem está fora não entra”. Lembrava o tal clubinho.

Agora, as grandes potências querem deixar o mundo impotente e resolveram fazer um clube semelhante. Jornalões, revistões, saitões (aumentativo de site, abrasileirando – claro !) blogões e provedorzões dizem que só elas, as grandes potências podem brincar de acabar com o mundo, mais ninguém.

Ora, o Espírito Ramatis, através da psicografia de Hercílio Mães, nos anos 50, em sua magnífica obra, Mensagens do Astral, Livraria Freiras Bastos e agora republicada pela editora Conhecimento, já profetizava que, um terço da humanidade vai voar pelo espaço, não de uma vez só, mas aos poucos. Sobram dois terços persoá – como diria o caipira !

Apoio integralmente o presidente Lula que já mandou construir um submarino nuclear. Se somos (será que somos ? gostaria que fôssemos !) um país soberano, podemos e devemos construir não apenas submarinos, no plural, atômicos e outros nucleares mais.

Os Espíritos me informam que não vai ser agora o tal Apocalipse. Por enquanto é só um jogo de cena, ciuminho do clube, que não quer deixar a Coréia do Norte brincar.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Hinos e Bandeiras

Parabéns à Secretária de Educação do Município do Rio de Janeiro, Claudia Costin. Determinou que em todas as escolas da rede pública, os alunos, às segundas-feiras, cantem o Hino Nacional e assistam ao hasteamento da Bandeira.

Sugerimos que os nobres colegas professores e demais funcionários acompanhem este momento patriótico.

Sugerimos também que na rede particular se faça o mesmo.

O ideal, penso, é que em todas as escolas do país deveria haver algo semelhante, e assim completo: segunda-feira – Hino Nacional Brasileiro, terça – Hino da Bandeira, quarta – Hino da Independência, quinta – Hino do Estado, sexta – Hino do Município, no caso carioca, Cidade Maravilhosa.

Vejam o alcance desta importante medida. Nos estados e municípios que não têm hinos, está na hora dos músicos e compositores locais, ou mesmo outros, colaborarem e criarem os respectivos hinos. Podem até realizar concursos e festivais de música para a criação de hinos nas localidades que não possuem.

Outra medida que este blog, Bonde Socialista, sugere é que em cada sala de aula brasileira, no alto da parede, se tenha uma pequena bandeira brasileira, uma do estado e outra do município.

Da mesma forma, os municípios que não têm bandeiras poderiam criá-las, mediante concursos.

Estaremos assim, resgatando a nossa brasilidade e aperfeiçoando a cidadania.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Gripe $uína

Pelo que andei lendo nos artigos que andam por aí, inclusive no ótimo texto do jornalista Mauro Santayana, no www.jbonline.com.br sugiro que a citada pandemia passe a ser escrita com o cifrão, conforme o título acima.

Pena que toda esta dinheirama não vá beneficiar a população, mas uns poucos, donos das multinacionais da $aúde.

Um dia, quem sabe, o planeta Terra acorda...

sábado, 30 de maio de 2009

A Força da Fé

Meu amigo espanhol quando jovem foi maoísta, depois morou em Cuba e agora, aposentado, veio para a Cidade Maravilhosa. Joga na área ambiental e defesa da ecologia na Amast – Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa.

Outro dia peguei uma carona com ele, ao entrar no carro vi, no espelho retrovisor, um pequeno objeto tipo um pergaminho com escritos em caracteres japoneses. Perguntei o que era.

É uma prece xintoísta – respondeu - de proteção. Tenho sempre uma no carro e outra em casa.

E completou: Foi em Cuba que aprendi.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Gandhi e o Socialismo

Nunca a mensagem de Mahatma Gandhi foi tão atual e tão necessária. Sua vida é muito conhecida, parte dos seus pensamentos também. Mas, a reflexão que transcrevemos a seguir, até prova em contrário, pouca gente conhece:

“Quero um socialismo puro como um cristal. São precisos, portanto, meios puros como o cristal para consegui-lo. Meios impuros resultam num fim impuro. Não obteremos a igualdade entre o príncipe e o camponês cortando a cabeça do camponês. Cortar cabeças não pode equiparar quem dá trabalho a quem é assalariado...

“Só os socialistas, sinceros, não-violentos e puros de coração conseguirão instaurar uma sociedade socialista na Índia e no Mundo”.

O trecho acima está na página 199 do livro Mahatma Gandhi – o Apóstolo da Não-Violência, de Huberto Rohden, ed. Martin Claret, 2000.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Ciro Presidente

Anotem aí. Diariamente converso com os meus amigos, os Espíritos, e eles me contaram que o título acima é bem provável. O PSB anda meio reticente, mas logo vai assumir a candidatura Ciro.

Com todo o respeito, a candidatura da Minsitra Dilma, por motivos óbvios de saúde não vai adiante.

E então, os prós e contras do dia a dia irão nos revelar que Ciro Presidente é melhor para o Brasil.

Aguardemos.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Vamos abraçar a Petrobras

Prezados, correção importante:
Onde se lê "CPI da Petrobras", leia-se Campanha de Privatização Intensiva da Petrobras.

Abraços !
Há braços
Capazes
Audazes
Vamos abraçar
a Petrobras
em todas
as cidades.

domingo, 17 de maio de 2009

O Livro Vermelho de Mao

O jornalista Martin Seymour-Smith, em seu livro, Os 100 Livros Que Mais Influenciaram A Humanidade, publicado pela Difel, em 2002, destaca As Citações do Comandante Mao Tse-Tung como um dos livros básicos do planeta. A tradução esteve a cargo do também jornalista e escritor Fausto Wolff, já falecido. Ao todo 680 páginas.

Como o presidente Lula está lá na China em visita oficial, vamos falar um pouco do Camarada Mao.

“As Citações” eram popularmente conhecidas como está no título deste artigo e Martin afirma as gráficas chinesas imprimiram, nos anos 1960, mais de 5 bilhões (isso mesmo - bilhões) de exemplares, em diversas línguas, juntamente com o botton que muitos ostentavam à lapela.

“Como escritor, Mao não dava preferência aos jargões marxistas-leninistas, mas sim à clássica exposição chinesa. Como poeta, embora não maior, ele tinha talento e técnica. Não se deixou impressionar pelo estilo trator usado por um grande número de maus poetas comunistas chineses da sua geração. Sua poesia era melhor do que os versos panfletários do chileno Pablo Neruda, que foi um dos maiores poetas do século XX quando escrevia para si mesmo”.

Nascido em 1893 e falecido em 1976, Mao foi camponês, nasceu em meio rural, “sua mãe era uma gentil e devotada budista”. Depois, já na capital, trabalhou como assistente na biblioteca da Universidade de Pequim e aos 18 anos tornou-se professor de nível elementar. Fiel às suas origens “foi o primeiro líder comunista a reconhecer o potencial revolucionário dos camponeses”. Na época, só se falava na classe operária industrial.

Vitorioso em 1949, tornou-se o Grande Timoneiro dos Povos, e já em 1956 lançava o Movimento das Cem Flores, que conclamava os concidadãos a criticar livremente o partido. Mas o seu “reinado” durou pouco. Em 1965, portanto 16 anos depois, ele percebeu que estava perdendo o controle do partido para a linha dura, foi perdendo a maioria, mas do lado de fora das paredes palacianas o seu mito de grande líder continuava, dentro e fora do país.

Martin tenta ser o mais isento possível, imparcial, condena os grandes erros de Mao, e declara que na Revolução Cultural iniciada em 1966, ele já não tinha tanta força: “Até que ponto a mulher de Mao foi responsável por alguns dos excessos não está claro até hoje”.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Olho Vivo !

Gato escaldado tem medo de água quente, se dizia antigamente, ou quando a esmola é grande o cego desconfia.

Vejo com ceticismo os elogios do presidente Obama ao nosso Brasil e ao presidente Lula. Li alhures, na internet, quem sabe o primeiro mandatário dos EUA está de olho na Amazônia, no pré-sal e em nosso petróleo?

Como diria antigo companheiro de lutas socialistas: "Prudência e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém".